Frente fria começa a avançar pelo Sul do Brasil
Vem ai uma grande mudança do tempo. Uma frente fria avança neste momento pelo Rio Grande do Sul e muda o tempo no estado nesta segunda-feira. O sistema frontal começou a ingressar pelo Oeste e o Sul do território gaúcho durante a manhã e vai avançar para as demais regiões do estado da tarde para a noite de hoje e no começo da terça, conforme o prognóstico da MetSul.
O quadro pré-frontal, ou seja, gerado pela aproximação da frente fria, provoca muito calor horas antes da chegada da frente. Por isso, cidades do Noroeste, do Norte, dos vales e da Grande Porto Alegre registram temperatura muito alta com marcas ao redor e acima dos 35ºC em alguns pontos.
Safra de soja 2024/25: clima desafia produtores
Como vai o trigo no Rio Grande do Sul?
Às 11h da manhã, onde a frente fria já havia chegado, estações do Instituto Nacional de Meteorologia indicavam temperatura de 19ºC em Livramento; 21,1ºC em Dom Pedrito e 21,2ºC em Uruguaiana. Na mesma hora, onde a frente ainda não tinha chegado e o sol aparecia, estações do órgão apontavam 33,1ºC em Campo Bom; 32ºC em Tupanciretã e 31,5ºC em Rio Pardo.
Os modelos numéricos de previsão que analisamos não indicam temporais, mas como a temperatura estará elevada à tarde com muito calor antes da chegada da frente por experiência não se pode descartar a possibilidade de um temporal isolado ou outro.
De acordo com a nossa avaliação, considerado a temperatura muito alta e a chegada da frente fria, um cenário que é possível em alguns pontos, sobretudo naquelas localidades com calor, é a ocorrência de vento com rajadas moderadas a fortes, em média de 50 km/h a 80 km/h, isoladamente mais altas, quando da chegada da frente e mesmo antes da chuva.
Amanhã, terça-feira, a nossa previsão é que a frente fria avance por Santa Catarina e o Paraná no decorrer do dia. No Rio Grande do Sul, o sol aparece com nuvens já cedo no Sul e no Oeste. Na Metade Norte, o dia começa com muitas nuvens e chance de chuva ou garoa, mas depois o tempo melhora e o sol aparece com ingresso de ar seco e frio. O vento sopra moderado com rajadas de 50 km/h a 70 km/h nas lagoas e na costa.
Em sua passagem pelo Sul do Brasil, como a frente fria é de fraca a média intensidade, os volumes de chuva não serão significativos. Isoladamente, a chuva pode ser forte, mas na grande maioria dos locais os acumulados tendem a ser baixos. É até possível que em algumas poucas localidades que o sistema frontal passe sem precipitação.
A frente fria vai chegar ao estado de São Paulo com mudança do tempo. Na capital paulista, o sistema mudará o tempo com chuva e queda de temperatura entre a tarde e noite desta terça e o começo da quarta-feira. A frente muda o tempo também na cidade do Rio de Janeiro entre o final da terça e o início da quarta, também com chuva e possibilidade de rajadas de vento.
(Com METSUL e Ronaldo Coutinho)