CLIMA
Extremos do clima impactam cada vez mais a produção agrícola
O clima é um fator essencial e inegociável para uma boa produção agrícola, fatores como chuva em excesso, estiagem, queimadas, vendavais e demais eventos climáticos podem levar a perdas na produção e, em níveis mais acentuados, ao prejuízo do produtor rural.
E, com o aumento das temperaturas no mundo todo, esses eventos climáticos extremos estão ficando cada vez mais recorrentes. E, a combinação de fatores como as condições climáticas adversas, juros mais altos para o crédito e o aumento nos custos de produção agrícola estão levando produtores rurais a entrarem com pedido de recuperação judicial.
Incêndio atinge Parque Nacional de Ilha Grande
Surto de bactéria em cenouras orgânicas
Segundo um balanço feito pela Serasa, 207 produtores rurais entraram com pedidos de recuperação judicial no primeiro semestre deste ano, superando o número registrado em todo o ano passado que foi de 162.
O professor do Insper Fábio Astrauskas e CEO da consultoria Siegen, que levantou esses dados, afirmou que o atraso ou antecipação de uma colheita faz uma diferença gigantesca no agronegócio e pode inviabilizar ou aumentar muito o custo de financiamento da safra.
“O clima prejudicou várias culturas, sendo, sim, um elemento importante para o crescimento expressivo das recuperações judiciais no agronegócio”, comentou o professor.
O agronegócio é um dos principais pilares da economia brasileira, responsável por parte significtativa do Produto Interno Bruto nacional, mas tem sido muito impactado pelas mudanças climáticas. No caso deste ano, o setor foi afetado pela seca recorde, o aumento na temperatura e as queimadas que afetaram as safras, o que pode provocar queda na produção de algumas culturas agrícolas.
(Com METSUL)