AGRONEGÓCIO

Em defesa dos produtores rurais, CNA vai adotar medidas contra Carrefour e empresas francesas

Em defesa dos produtores rurais brasileiros, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) vai adotar medidas junto à União Europeia contra o Grupo Carrefour e demais empresas francesas que anunciaram, por meio de acusações falsas, que deixariam de comprar carne de países do Mercosul.

O presidente da CNA, João Martins, e o consultor jurídico da CNA, Carlos Bastide Horbach, falaram sobre a medida em vídeo gravado na sede da entidade, em Brasília.

Após Boicote, Carrefour Pede Desculpas em Carta

Incidência de cigarrinhas-do-milho cresce em média 65%

João Martins – “Nós fomos surpreendidos pela atitude do Carrefour e outras empresas que, de uma hora para outra, procuraram mostrar uma imagem de que a carne que estamos colocando na Europa não é uma carne de qualidade, não atende os padrões europeus. Isso não é verdade porque o Brasil se tornou o maior exportador do mundo, não só atendemos Estados Unidos, Europa, Oriente Médio como também China e países asiáticos. Diante dessa acusação, nos vimos obrigados a buscar nosso escritório em Bruxelas e nosso escritório de advocacia que nos atende em Bruxelas para entrar com as ações devidas para buscar esclarecimento da verdade”.

Carlos Bastide Horbach – “ Sob orientação do presidente João Martins, o jurídico da CNA já está em tratativa com o escritório que atende a Confederação em Bruxelas para avaliar essa ação do Carrefour e de diversas outras empresas francesas. E com apoio do governo francês, como demonstra a recente fala da ministra da agricultura da França, medidas essas que podem caracterizar uma violação das regras de defesa da concorrência da União Europeia. Por isso, a CNA vai formalizar uma reclamação junto aos órgãos da União Europeia para fazer valer a liberdade econômica e a proteção da produção brasileira naquele mercado específico”.

Assista ao vídeo na íntegra:

 

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Recent Posts

Fruticultura: Evento destaca oportunidades e desafios da atividade

Teve início nesta quarta-feira (9), em Curitiba, o 4º Encontro Paranaense de Fruticultura, evento que…

julho 10, 2025

Inscrições para a Feira Sabores do Paraná estão abertas

Produtores rurais que desejarem participar da Feira Sabores do Paraná podem se inscrever até 14…

julho 10, 2025

Operação flagra 28 mil produtos veterinários irregulares

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizou a Operação Ronda Pet III, com o…

julho 10, 2025

Taxação americana impacta o Agro e FPA pede cautela e diplomacia

  Logo após o anúncio da taxação americana de 50% aos produtos brasileiros, a bancada…

julho 10, 2025

Agricultor morre após queda de trator em barranco

Na manhã desta quarta-feira (9), uma  notícia abalou a comunidade de Coronel Vivida, no Sudoeste…

julho 9, 2025

Trump anuncia taxação de 50% ao Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula…

julho 9, 2025

O site SOU AGRO utiliza cookies e outras tecnologias

Leia Mais