Boletim Climático

Depois de forte calor, vem chuva e tempestades

Quando chuca volta ao sul e como ficam as demais regiões do Brasil
Sirlei Benetti
Sirlei Benetti

A MetSul Meteorologia adverte para um episódio de vários dias de instabilidade, em alguns momentos forte a intensa, afetando o Sul do Brasil. Chuva e temporal vão ser precedidos por muito calor, em algumas áreas de curta duração e em outras até o meio da semana.

Após vários dias de temperatura abaixo da média, ar quente volta a tomar conta do Rio Grande do Sul neste começo de semana com acentuada elevação da temperatura e tardes de forte a intenso calor. A temperatura já sobe bastante neste domingo com calor principalmente no Oeste, no Noroeste e no Centro do estado.

Segunda-feira, porém, será o dia mais quente com marcas de até 35ºC ou mais na Grande Porto Alegre, nos vales e no Noroeste. O calor, entretanto, vai durar pouco na maioria das cidades. No Noroeste e no Norte do estado é que se espera que a temperatura ainda siga alta na terça e na quarta ao passo que nas demais regiões com tempo instável haverá abafamento.

O tempo já muda com chuva nesta segunda-feira em parte do Rio Grande do Sul, em especial da tarde para a noite. Deve chover principalmente em pontos do Oeste, do Centro e do Sul, mas não se descarta instabilidade isolada até o fim do dia em outras áreas.

Na terça, a instabilidade prossegue com chuva mais em pontos do Oeste, Centro, Sul e o Leste do estado. No Norte e no Noroeste gaúcho, o tempo firme ainda predomina com calor.

Na quarta, a chuva alcança a maioria das áreas do estado e chega a pontos mais ao Norte e ao Noroeste, embora de forma irregular.

Quinta e sexta devem ser dias com chance de precipitação em muitas áreas do Rio Grande do Sul, apesar de a chuva ser irregular e com grande variabilidade de volumes.

A instabilidade aumenta nos dois dias também em Santa Catarina, Paraná e o estado de São Paulo. A semana termina no próximo sábado com instabilidade ainda em diversos pontos do Sul do Brasil, notadamente na Metade Norte gaúcha e nos territórios catarinense e paranaense, enquanto mais ao Sul gaúcho se espera tempo mais firme.

VOLUMES ALTOS DE CHUVA EM DIVERSAS CIDADES

Volumes altos de chuva e temporal devem ser esperados nesta semana em diferentes pontos do Sul do Brasil, apesar de que não choverá bastante em toda a região. Projetamos uma grande variabilidade de volumes de cidades para a outra e até mesmo numa mesma cidade.

Os volumes localmente altos serão consequência de dois fatores: vários dias seguidos com registro de chuva e momentos de precipitação com forte intensidade, inclusive com ocorrências localizadas de chuva torrencial.

Os dados indicam que o Oeste do Rio Grande do Sul pode ter altos volumes de chuva. Modelos de alta resolução chegam a indicar marcas de 150 mm ou mais em setores do Oeste gaúcho até terça-feira. No decorrer da semana, outras áreas do Sul do Brasil podem ter episódios localizados de chuva volumosa em curto período com alagamentos e inundações repentinas.

HÁ RISCO DE TEMPORAL COM CHUVA FORTE

A instabilidade com chuva e temporal nesta semana vai se dar sob uma atmosfera dominada por ar tropical quente e úmido. Além disso, entre quarta e a quinta-feira a instabilidade vai ser acompanhada por pressão atmosférica menor que pode cair a valores ao redor de 1005 hPa, o que é baixo. Com isso, é alta a probabilidade que ocorram temporais isolados no Sul do Brasil no decorrer da semana que podem provocar chuva localmente forte a intensa com raios, não se descartando episódios localizados de granizo e vendavais

Não é uma situação de tempo severo generalizado, como ocorreria com uma frente fria avançando sobre uma massa de ar quente, mas ocorrências pontuais em localidades diversas e de forma localizada. Em se tratando de episódios isolados associados ao calor e à umidade, não há como se indicar com dias de antecedência onde ocorrerão, o que só é possível a curto prazo.

Clique aqui para assistir à previsão do tempo completa

Com Metsul

(Sirlei Benetti/Sou Agro)