Foto: Faep

Concurso Café Qualidade dá visibilidade a produtores

Redação Sou Agro
Redação Sou Agro
Foto: Faep

Na próxima terça-feira (12), no Mercado Municipal de Curitiba, acontece o encerramento do 22º Concurso Café Qualidade Paraná, com a premiação dos melhores cafés do Estado. A edição de 2024 contou com mais de 120 inscritos, que concorrem a prêmios que vão de R$ 1 mil até R$ 8 mil. Serão revelados os melhores cafés das categorias “Natural” e “Cereja Descascado”, além do melhor café de cada região do Paraná.

O evento vai contar com a participação de 200 pessoas, entre cafeicultores, lideranças de entidades representativas, autoridades e especialistas na área de café. Os presentes poderão degustar cafés paranaenses, além da troca experiências e da possibilidade de negócios.

C.Vale Alimentos é destaque no Prêmio Tito Muffato

Paranaenses conquistam Prêmio Mulheres do Agro

Ao todo, mais de 120 cafés foram inscritos no concurso, mesmo em um ano no qual a safra do café sofreu com as condições meteorológicas desfavoráveis. Atualmente, o Paraná é 5º maior produtor nacional de café, com mais de 30 mil hectares espalhados por mais de 100 municípios.

“Graças ao trabalho dos nossos cafeicultores e entidades representativas, temos cafés de nível internacional no Paraná. Esse concurso permite que o nosso produto seja mais valorizado e conhecido nas xícaras do Brasil e do mundo”, aponta Ágide Eduardo Meneguette, presidente interino do Sistema FAEP. “A atividade está concentrada nas regiões do Norte Pioneiro e Norte. Porém, as últimas edições do Concurso registraram inscrições de produtores das regiões Noroeste e Oeste. Isso comprova a importância da cafeicultura para o Paraná”, complementa.

O prêmio

O Concurso Café Qualidade Paraná é o terceiro maior prêmio do gênero no Brasil, atrás apenas de iniciativas realizadas em Minas Gerais e Espírito Santo, os maiores produtores nacionais de café. A competição é promovida pela Câmara Setorial do Café do Paraná, formada pelo Sistema FAEP, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), IDR-Paraná e Associação dos Engenheiros Agrônomos de Londrina.

Nos últimos anos, o IDR-Paraná, em parceria com o Sistema FAEP e outras entidades, tem investido sistematicamente na formação de técnicos e extensionistas para a avaliação dos cafés. Atualmente, o concurso conta com a participação de oito Q-graders de nível internacional e dez juízes do IDR-Paraná, profissionais altamente qualificados na análise de cafés especiais.

Serviço

Premiação do Concurso Café Qualidade Paraná

Data: 12/11

Horário: 8 horas

Local: Mercado Municipal de Curitiba (Av. Sete de Setembro, 1865 – Curitiba)

(Com FAEP)

(Redação Sou Agro/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas