AQUICULTURA
C.Vale assume operações de piscicultura da Paturi
C.Vale assumiu o controle da Paturi Piscicultura Agroindustrial, de Toledo, com atividades na região Oeste do Paraná. A cooperativa passa a responder por um frigorífico de peixes em Nova Prata do Iguaçu e por um sistema de integração com capacidade para produzir 55 mil tilápias/dia.
A Paturi recebe peixes criados em duas áreas de tanques-rede no rio Iguaçu, que forma o reservatório da usina de Salto Caxias, em Boa Vista da Aparecida e Três Barras do Paraná. Outras 46 áreas de tanques escavados em municípios do entorno de Toledo também abastecem a unidade industrial.
CNA e a formação dos técnicos para o mercado
Primeira safra de feijão tem aumento de 55% de área plantada
A aquisição da Paturi é um negócio estratégico para a C.Vale. A cooperativa está instalando uma quarta linha de produção em seu abatedouro de peixes de Palotina, também no oeste do Paraná. As 55 mil tilápias que virão com o novo negócio vão permitir que a nova linha opere a plena capacidade, elevando o processamento diário do frigorífico para 240 mil peixes/dia.
O presidente da cooperativa, Alfredo Lang, explica que o custo elevado das terras, a escassez hídrica e dificuldades no fornecimento de energia elétrica vêm limitando o ritmo de crescimento da produção de peixes. “Com a Paturi, vamos operar com linha cheia e ganharemos em escala de produção”, justifica. No abatedouro de Nova Prata do Iguaçu, o processamento está em 10 mil tilápias/dia, com perspectiva de expansão para 15 mil/dia até o final de 2025.
Lang revela, ainda, que a C.Vale vai absorver os 54 funcionários da Paturi. Os produtores que fornecem peixes à empresa deverão se associar à C.Vale para se tornarem integrados e terem acesso ao fornecimento de rações, medicamentos, juvenis (peixes pequenos) e assistência técnica.
A C.Vale atua com piscicultura desde 2017. Atualmente, a cooperativa possui 260 integrados e 1.371 funcionários no segmento peixes. Este ano, 32% da carne de tilápia processada pela C.Vale estão sendo destinados ao mercado externo.
(Por Assessoria C.Vale)