Imagem: INMET
CLIMA

Atenção: Inmet emite alerta de temporais

Imagem: INMET
Redação Sou Agro
Redação Sou Agro

Há risco de chuva forte em todos os estados da região Sul e do Centro-Oeste, em São Paulo, parte do Rio de Janeiro de Minas Gerais, Rondônia e Tocantins, na maioria das áreas do Amazonas e do Acre. O litoral da Bahia e áreas no extremo sul do Maranhão também podem ter chuva moderada forte.

As nuvens carregadas se formam por quase todo o país por causa da grande disponibilidade de ar quente e úmido, além da circulação de ventos em vários níveis da atmosfera que facilita a formação das nuvens de temporal. A passagem de uma frente fria e formação de outra frente fria, associada a um ciclone extratropical, aumentam a chuva especialmente no Sul e em Mato Grosso do Sul.

Tendências de chuva para os próximos dias no Brasil

Onde vai ter mais chuva esta semana

Alertas meteorológicos para 07/11/2024 – quinta-feira 

Região Sul 

Perigo de chuva volumosa e ventania no litoral do Paraná. Rajadas de vento em torno de 85 km/h com alguns picos maiores

Alerta para temporais com raios e fortes rajadas de vento, que podem variar de 71 a 90 km/h, no interior do Paraná e na grande Curitiba, na serra e no sul catarinense, no vale do Itajaí e litoral norte de Santa Catarina, no oeste e leste do Rio Grande do Sul, na grande Porto Alegre, na serra e no planalto gaúcho

Atenção para chuva moderada a forte com risco de raios e rajadas de ventos de até 70 km/h no oeste e nos planaltos sul e norte de Santa Catarina, na região central, no sudoeste e sul do Rio Grande do Sul.

 

Região Sudeste 

Perigo de chuva volumosa e ventania no litoral de São Paulo. Rajadas de vento em torno de 85 km/h com alguns picos maiores

Alerta para temporais com raios e fortes rajadas de vento, que podem variar de 71 a 90 km/h, na grande São Paulo e no interior paulista, no sul de Minas e no Triângulo Mineiro.

Atenção para chuva moderada forte com risco de raios e rajadas de ventos de até 70 km/h no sul do estado do Rio de Janeiro no centro-oeste e noroeste de Minas Gerais.

 

Região Centro-Oeste 

Perigo de chuva volumosa e ventania  no leste, centro e Oeste de Mato Grosso do Sul, incluindo a região de Campo Grande. Rajadas de vento em torno de 85 km/h com alguns picos maiores.

Alerta para temporais com rajadas de ventos de 71 a 90 km/h no sul e norte/noroeste de Mato Grosso do Sul, incluindo a região de Corumbá e de Ponta Porã, na região de Goiânia e no centro-sul e sudoeste de Goiás, no centro-oeste, no sul e sudeste de Mato Grosso, incluindo a região de Rondonópolis e de Cuiabá.

Atenção para chuva moderada a forte com risco de raios e rajadas de ventos de até 70 km/h no Distrito Federal, no centro, norte e leste de Goiás, no centro, norte e leste de Mato Grosso.

 

Região Norte 

Alerta para temporais com rajadas de Vento de 71 a 90 km/h na região de Rio Branco e no leste do Acre, no centro-sul e oeste de Rondônia.

Atenção para chuva moderada a forte, com raios e rajadas de ventos de até 70 km/h no Tocantins, no Sudeste e sul do Pará, na região central do Acre, em Manaus e em quase tudo Amazonas (exceto nas fronteiras oeste do estado), em Porto Velho no centro, norte e leste de Rondônia.

 

Região Nordeste 

Atenção para chuva moderada a forte, com risco de raios e de rajadas de ventos de até 70 km/h em Salvador e em todo o litoral da Bahia e no sudoeste baiano.

 

Frentes frias 

Nesta quinta-feira, 7 de novembro, uma nova frente fria estará passando pela costa da região Sul do Brasil. Esta frente fria se afasta rapidamente para alto mar, mas deixa seu ar frio de origem polar perto da região Sul.

Ao mesmo tempo, uma grande área de baixa pressão atmosférica se intensifica sobre o Sul do Brasil, Paraguai, Mato Grosso do Sul e São Paulo. A presença do ar frio de origem polar na costa da região Sul e desta área de baixa pressão atmosférica vão permitir a formação de uma nova frente fria com um ciclone extratropical entre a quinta e a sexta-feira, 8 de novembro.

Esse ciclone se forma sobre o mar e vai se afastar rapidamente do Brasil. Mas a frente fria avança sobre o interior do Brasil causando muita chuva na sexta-feira e no fim de semana nos estados do Sudeste e do Centro-Oeste do país. A Bahia e o Tocantins também vão receber a chuva desta frente fria.

 

Atenção para o mar agitado nos próximos dias

Os ventos fortes  sobre o oceano, provocados pelo ciclone extratropical, vão deixar o mar agitado ao longo da sexta-feira no litoral da região Sul do Brasil. Durante o fim de semana, agitação no mar se espalha por toda a costa da região Sudeste.

O mar ficará perigoso para a navegação e para os banhistas.

(Com Climatempo e Inmet)

(Redação Sou Agro/Sou Agro)