Foto: Faep
ESPECIAIS

Após curso do Sistema FAEP, colaboradora de sindicato passa a empreender

Foto: Faep
Redação Sou Agro
Redação Sou Agro

Há dois meses, por onde anda, a colaboradora do Sindicato Rural de Colombo Carolina Nodari é vista com a sua inseparável bolsa rosa, de tamanho grande, a tiracolo. A explicação para o recente “casamento” está no conteúdo no interior da sacola: velas, sabonetes e batons que Carolina passou a produzir após frequentar o curso “Artesanato com produtos apícolas”, recém incorporado ao catálogo do Sistema FAEP.

“Fiz o curso com o propósito de ter informação para recomendar aos produtores rurais. Porém conforme a instrutora ministrava o treinamento, eu fui ficando encantada”, diz Carolina, que está cursando farmácia na UniFecaf. “A graduação tem muita manipulação. Eu sempre gostei da parte de cosmetologia [que estuda as diferentes formas de ação, aplicação e efeitos dos cosméticos]”, explica.

Epagri capacita produtores de uva

Paranaenses conquistam Prêmio Mulheres do Agro

Apesar de recente, já que ocorreu em agosto, o curso do Sistema FAEP está refletindo em diversas transformações na vida de Carolina. O tempo livre é dedicado para a produção. “No final de semana depois do curso eu já estava fazendo sabonete. Mas quero ir além dos produtos tradicionais. Hoje, estou desenvolvendo uma pomada de própolis e ervas”, conta a entusiasta da produção de biocosméticos a partir de cera de abelha, própolis e mel.

Por falar na matéria-prima, Carolina, no médio prazo, quer deixar de comprar mel de apicultores vizinhos para produzir o seu próprio. Neste ponto, sobrou para os pais, que tem uma propriedade rural de dois hectares em Colombo, e até mesmo para o namorado, que também é produtor rural.

“A ideia é começar a produção de apicultura. Meu namorado já até fez o curso de abelha sem ferrão do Sistema FAEP”, diz a recém-empresária, que já conta com uma renda extra para complementar o salário de colaboradora do Sindicato Rural de Colombo, onde está há três anos e meio.

Atualmente, os produtos de Carolina já transbordaram a sacola rosa, para ganhar as prateleiras e balcões no comércio local. Boa parte dos 25 itens produzidos semanalmente tem destino um espaço de massagem em Colombo. “Essa empresária pega todas as velas que produzo. Muitos comerciantes da cidade têm feito encomendas”, comemora.

Os planos de Carolina seguem de vento em popa, com projetos para ampliar a produção, tanto em quantidade como em variedade de produtos. “Quero diversificar a linha, desenvolvendo novos produtos. Também pretendo começar a minha produção própria de mel”, afirma. “Quem sabe até mesmo ser instrutora do curso. Tenho essa vontade”, complementa.

O curso

O curso “Artesanato com produtos apícolas” está de forma permanente no catálogo do Sistema FAEP. O treinamento trabalha a produção de biocosméticos, como sabonetes, cremes e hidratantes labiais e peças artesanais, como velas e panos encerados (utilizados para acondicionar e transportar alimentos) feitos a partir de cera de abelha, própolis e mel. A capacitação vai permitir que produtores rurais que já trabalham com apicultura e/ou meliponicultura possam agregar renda.

O treinamento é gratuito e com certificado. Para mais informações, basta acessar a seção de Cursos do site do Sistema FAEP, clicando aqui.

(Com FAEP)

 

(Redação Sou Agro/Sou Agro)