Alerta no Sudeste e tempo mais tranquilo no Sul
Um alerta sobre o risco de chuva localmente excessiva em estados do Sudeste do Brasil da tarde para a noite desta sexta-feira e em algumas áreas ainda no decorrer do fim de semana. Acumulados isolados podem ser muito altos em curtos períodos com alagamentos, inundações repentinas, enxurradas e também transbordamento de córregos.
Um ciclone extratropical se formou e se intensifica sobre o Oceano Atlântico a Leste do Sul do Brasil durante esta sexta-feira. A frente fria associada ao ciclone avança no decorrer da sexta-feira pelo Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil, o que vai reforçar a instabilidade em estados das duas regiões do Centro do Brasil.
Plantio avança, mas clima traz desafios para culturas de verão
Chuvas intensas mobilizam operações de resgate
A frente fria associada ao ciclone traz um elevado risco de chuva localmente forte a intensa durante esta sexta-feira no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil à medida que reforça a instabilidade na região, coberta por ar tropical que e úmido. Os estados com maior risco de chuva isoladamente intensa nesta sexta-feira são o Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, São Paulo e parte de Minas Gerais, notadamente a área do Triângulo Mineiro (regiões de Uberlândia e Uberaba) e do Sul mineiro, e o Rio de Janeiro.
Sul – Fim de semana
No fim de semana, o sol e o tempo firme devem predominar sobre o Paraná. Pouca chuva é prevista para o estado. Há possibilidade de períodos com céu nublado no começo da manhã por causa de névoa ou nevoeiro. As temperaturas devem ficar amenas à noite devido à passagem de ar frio de origem polar
Na Grande Curitiba e no litoral paranaense, o fim de semana terá períodos com sol entre muitas nuvens e o céu deve ficar nublado no começo da manhã e à noite. A temperatura também fica amena, com sensação de friozinho à noite e ao amanhecer.
(Com Metsul e Ronaldo Coutinho)