Visita técnica revela alternativas para o turismo rural
Uma equipe de extensionistas da Emater/RS-Ascar realizou visita técnica nesta semana em Santa Catarina, para intercâmbio de experiências de turismo rural e buscar inspirações de paisagismo. Os destinos foram Bom Retiro e Urubici, onde visitaram empreendimentos de agricultores familiares e outros equipamentos turísticos na Serra Catarinense.
Participaram da visita técnica a coordenadora de turismo rural do escritório central, Natália Salvate Brasil, a assessora Fabiele Dutra de Oliveira, e extensionistas dos escritórios regionais de Lajeado, Frederico Westphalen, Passo Fundo e Porto Alegre, e municipais de Igrejinha, Rolante e Boa Vista das Missões.
Estado vai capacitar técnicos para atender mil mulheres rurais
Rainha da Dinamarca conhece tecnologias sustentáveis agrícolas
A viagem contemplou uma diversidade de atrações. O roteiro engloba tanto propriedades que estão começando no trabalho com turismo, quanto outros equipamentos que são mais convencionais, já consolidados na região, que cresceu muito com turismo nos últimos anos, afirma Natália.
Já Fabiele, conta que foi uma viagem técnica de excelente experiência, de compartilhar conhecimentos, vivenciar e interagir. Também foi um momento de presenciar situações as quais poderemos orientar nossos assistidos para que sejam evitadas e/ou melhoradas nas suas propriedades para atender aos turistas que procuram a gastronomia local no turismo rural, garantindo assim cada vez mais qualidade e mais oferta de produtos e experiências, comenta.
A recepção da equipe em Santa Catarina ocorreu com uma palestra de Daniele Gelbcke, agrônoma, doutora em geografia, que atua na área de agroturismo, extensão rural e desenvolvimento territorial sustentável. A palestrante apresentou os empreendimentos da Acolhida na Colônia, associação que reúne pequenas propriedades, de agricultores familiares, que recebem turistas na região. Criada em 1999, a associação é composta por aproximadamente 200 famílias de agricultores e tem como proposta valorizar o modo de vida no campo através do agroturismo ecológico.
Em Urubici, as extensionistas da Emater/RS-Ascar foram recepcionadas pela extensionista da Epagri, Cláudia Mara Schmitz, que tem vasta experiência com turismo rural na região. Foi uma oportunidade de conviver e trocar conhecimento durante dois dias com a colega da Epagri. Conversamos sobre questões relacionadas à legislação, à realidade local das famílias rurais e às metodologias utilizadas pela Epagri em sua atuação no turismo. Foi um grande aprendizado”, conta Natália.
O roteiro passou pela queijaria Santo Antônio, de queijo artesanal serrano, que é de um casal que faz um queijo por dia. Eles receberam o primeiro selo Arte do queijo serrano catarinense. Foi uma experiência em que a proprietária nos levou desde o pasto junto com o gado, que é um gado de corte, passando pela etapa de manejo até a ordenha. E depois, ela nos mostrou a parte interna da agroindústria, onde fica a câmara dos queijos, através de janelas de vidro. No final, nós fizemos uma degustação do queijo serrano em três etapas de maturação distintas”, relata Natália.
A equipe ficou hospedada em pousadas de agricultores familiares. Provaram comida típica da Serra Catarinense, incluindo produtos do pinhão. Entre os destinos visitados, também estiveram no sítio Encanto da Natureza, no Parque Papuã e no Jardim Secreto, uma experiência voltada para o tema do paisagismo.
Nesta região ainda é possível também visitar atrações com passeio a cavalo, pescaria, trilhas, cicloturismo e turismo pedagógico.
(Com Emater/RS)