Foto: Abitrigo
MERCADO

Trigo: produtores estão atentos ao clima

Foto: Abitrigo
Redação Sou Agro
Redação Sou Agro

Segundo pesquisadores do Cepea, há alguns meses, baixos volumes de chuvas preocupavam triticultores do Sul do País, sobretudo os do Paraná. Agora, chuvas em excesso podem ser prejudiciais às lavouras paranaenses, que, atualmente, estão em fase final de ciclo.

Ressalta-se que, em 2023, o Paraná foi o maior estado produtor do cereal do Brasil e, neste ano, deve se configurar como segundo maior. Até o momento, a Seab/Deral aponta que 79% da área de trigo do Paraná já foi colhida.

Embrapa desenvolve sistema para produção de carne e soja

Pastagens degradadas podem ser recuperadas e agregar mais produção

Pesquisadores do Cepea indicam que a expectativa ainda é de que o restante das lavouras do estado apresente trigo de melhor qualidade, com rendimentos no campo superior ao do cereal que já foi colhido, mas as recentes chuvas já preocupam.

No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, produtores também estão atentos ao clima, e as atividades de campo estão no início – em ambos estados, a colheita soma apenas 1% da área.

AÇUCAR CRISTAL 

Os preços do açúcar cristal branco seguem em alta no mercado spot do estado de São Paulo. Segundo pesquisadores do Cepea, a demanda aquecida vem dando suporte ao movimento de elevação nas cotações.

Além disso, usinas paulistas restringem a oferta do cristal, especialmente do Icumsa 150, devido ao grande volume comprometido com as exportações e à queda na produtividade causada por queimadas registradas em agosto no estado paulista. No front externo, as exportações brasileiras de açúcar continuam em forte ritmo neste mês.

Dados da Secex mostram que a média diária do volume de açúcares e melaços exportados pelo Brasil nas duas primeiras semanas de outubro ficou 33,6% acima da registrada no mesmo período de 2023.

(Com Cepea)

(Redação Sou Agro/Sou Agro)