Jabuticaba: fruta brasileira é eleita entre as 10 melhores do mundo
A jabuticaba, fruta brasileira famosa pelo sabor único e coloração arroxeada, foi reconhecida como uma das 10 melhores frutas do mundo em um ranking divulgado pelo TasteAtlas, uma plataforma gastronômica. Segundo a lista, a frutinha ocupa o 8º lugar no TOP 10 global.
O TasteAtlas define a jabuticaba como “uma fruta tradicional brasileira nativa dos estados de Minas Gerais, Goiás e São Paulo. As frutas são de cor roxa escura com casca grossa e crescem em troncos de árvores”. Esse reconhecimento internacional reforça a importância da jabuticaba no cenário gastronômico mundial.
Azeites produzidos no Brasil entram em guia dos melhores do mundo
Crianças de escola aprendem sobre as abelhas
Além da jabuticaba, outras frutas brasileiras também foram mencionadas no ranking. O açaí, bastante popular no Brasil e no exterior, alcançou a 29ª posição. O guaraná, amplamente utilizado em bebidas e suplementos, ficou em 60º lugar, enquanto a groselha-do-cabo conquistou a 74ª posição, mostrando a rica diversidade de frutas nativas do Brasil.
TOP 10 melhores frutas do mundo segundo o TasteAtlas:
- Pêssego Rodakina Naoussas (Grécia)
- Cítricos Valencianos (Espanha)
- Laranja Portokalia Maleme Chanion Kritis (Grécia)
- Morango Truskawka Kaszubska (Polônia)
- Mandarini Chiou (Grécia)
- Mangostão (Indonésia)
- Uva Primitivo (Itália)
- Jabuticaba (Brasil)
- Uva Saperavi (Itália)
- Limão di Sorrento (Itália)
Como funciona o ranking do TasteAtlas?
O ranking do TasteAtlas não é composto por especialistas em gastronomia, mas pelos próprios usuários da plataforma. As frutas, pratos e alimentos típicos de diferentes países recebem notas de 0,5 a 5, dadas pelos usuários. Com base na média das avaliações, o TasteAtlas organiza seus rankings, como o das melhores frutas do mundo, em que a jabuticaba se destaca.
Benefícios da jabuticaba
A jabuticaba é uma fruta rica em antioxidantes, especialmente antocianinas, que são responsáveis por sua cor arroxeada e auxiliam no combate ao envelhecimento precoce. Além disso, a fruta é uma excelente fonte de vitamina C, que fortalece o sistema imunológico, e fibras, que ajudam no funcionamento do intestino. O consumo regular de jabuticaba também pode contribuir para a saúde cardiovascular, pois ajuda a reduzir os níveis de colesterol.
A jabuticaba pode ser consumida fresca, diretamente do pé, ou utilizada na preparação de diversos produtos. Entre as formas mais comuns de consumo estão sucos, geleias, licores e vinhos. A fruta também é utilizada em sobremesas, como sorvetes e doces, além de ser a base de caipirinhas e outros drinks. Com sua versatilidade, a jabuticaba é uma excelente opção para quem busca novas formas de incluir essa superfruta na dieta.
(Com GMC Online)