Foto: Ascom SDR
EVENTOS

Geleia de bacon com chopp e outros produtos na 39ª Oktoberfest

Foto: Ascom SDR
Redação Sou Agro
Redação Sou Agro

A Feira da Agricultura Familiar da 39ª Oktoberfest foi inaugurada oficialmente na sexta-feira (11/10), com diversos produtores inovadores nos estandes. Será a 3ª edição da feira dentro do evento, que em 2024 celebra os 200 anos da imigração alemã no Rio Grande do Sul. O secretário de Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti, representou o governador Eduardo Leite na cerimônia de abertura.

Entre os produtos destaques no Pavilhão estão a polpa de butiá, o doce de leite com coco, a geleia de bacon com chope, o salame de búfalo e a cachaça comemorativa aos 200 anos da imigração alemã.

Feiras livres impulsionam a renda da agricultura familiar

Assistência capacita produtores de morango

Serão 40 empreendimentos instalados no espaço, sendo 30 agroindústrias de embutidos, derivados lácteos, doces, bebidas, entre outros, e 10 empreendimentos do segmento de artesanato, flores e plantas. Em 2023, o total de vendas do pavilhão chegou a quase R$ 600 mil.

O secretário Vilson Covatti ressaltou a capacidade que a região tem de se desenvolver através da agricultura familiar, seja com a cultura do tabaco ou promovendo a diversificação de culturas. “A vocação germânica é muito grande nas agroindústrias, já que as tradições são repassadas através das gerações e os empreendimentos cresce a partir do núcleo familiar”, analisou Covatti.

As agroindústrias participantes da feira fazem parte do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf). O presidente da Emater/RS, Luciano Schwerz, enalteceu a política pública que diferencia o Rio Grande do Sul do resto do país. “O maior apoio a agroindústrias familiares do Brasil está aqui no estado”, pontuou. “É através desse programa que a SDR alcança, com o apoio da Emater, a viabilização desses empreendimentos para comercializarem nas feiras e, dessa forma, gerar renda no meio rural”, concluiu Schwerz.

Em 2024, a 39ª Oktoberfest acontece de 10 a 13, 17 a 20 e 24 a 27 de outubro, destacando o Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul, com o tema Celebrando a Imigração Alemã. Serão mais de 130 expositores, 50 bandas, 400 horas de apresentações e 40 pontos de gastronomia.

Inclusões no Peaf

Após a cerimônia de abertura, o secretário Covatti entregou o Certificado de Inclusão no Programa Estadual de Agroindústrias Familiares (Peaf) para as produtoras Lira Diva Finger e Eliana Finger, representando os empreendimentos do Vale do Rio Pardo.

(Com Emater/RS)

(Redação Sou Agro/Sou Agro)