AGRONEGÓCIO
Estado vai capacitar técnicos para atender mais de mil mulheres rurais
O Governo do Estado capacitará 60 extensionistas e técnicos para se tornarem agentes multiplicadores e atenderem a mais de mil mulheres no projeto Sementes do Bem Viver. A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), firmada nesta terça-feira (8) em Curitiba.
A iniciativa será coordenada pela Semipi e executada pelo Instituto, e abrangerá 75 municípios. O projeto conta com recursos provenientes do Fundo Estadual dos Direitos da Mulher (Fedim) – cerca de R$ 410 mil – e do IDR-Paraná, no valor de R$ 816 mil. A capacitação conta com apoio da Escola de Gestão do Paraná e com a participação de palestrantes da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).
Estados impulsionam crescimento sustentável no agronegócio
Novos projetos de NPK miram reduzir a dependência internacional
A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, disse que os processos de formação contribuem para o desenvolvimento individual das mulheres a partir da apropriação de diferentes conhecimentos. “E essa formação propiciada pelo projeto Sementes do Bem Viver possibilitará a ampliação de consciência sobre os seus direitos, capacidades e liderança, para que possam tomar decisões sobre a sua própria vida, além de trazer melhorias nos espaços onde atuam, ou seja, no ambiente familiar, nas organizações e nas comunidades”, destacou.
Para a diretora-presidente substituta do IDR-Paraná, Solange Maria da Rosa Coelho, o trabalho de capacitação é o início de algo maior. “Estamos plantando uma semente, com essa preparação dos extensionistas e técnicos para o repasse de conhecimento para essas mulheres. Posteriormente, isso se multiplicará cada vez mais, para conseguirmos transformar isso em ações concretas e mudar a vida de muitas pessoas no campo”, ressaltou.
Tânia de Fátima Oliveira, assistente social na função de extensionista rural do IDR-Paraná do município de Castro, nos Campos Gerais, falou da responsabilidade de ser uma agente multiplicadora do projeto. “É gratificante fazer parte disso e ter a missão de difundir os conhecimentos com as mulheres que atendemos no campo, em diversas situações. Sou parte de um processo maior e tenho que estar alinhada, também, com outras políticas públicas no município, para que essas famílias tenham uma melhor qualidade de vida”, afirmou.
PROJETO – O Sementes do Bem Viver consiste em uma trilha formativa para mulheres rurais, prioritariamente aquelas acompanhadas por políticas e programas sociais do IDR-Paraná, indígenas e quilombolas. O objetivo é proporcionar às mulheres do campo o acesso a conhecimentos e formação pessoal, visando ao bem-estar, fortalecimento e maior participação econômica e social.
PRESENÇAS – Também estiveram presentes na assinatura o diretor de Extensão Rural do IDR, Diniz Dias Doliveira, e a coordenadora de Promoção Social do IDR, Daniele Sandri; a diretora de Políticas Públicas para as Mulheres da Semipi, Mariana, Neris; a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM), Ivanete Xavier; e demais extensionistas e técnicos do IDR-Paraná e da Semipi.