Boletim Climático
Diferentão: Quarta-feira com eclipse + tempestade
O dia 02 de outubro foi completamente atípico, sobretudo no Sul do Brasil. O eclipse aconteceu e a tempestade também. Na região Sul a expectativa é que o fenômeno fosse visto, mas algumas localidades ficaram impedidas, ou pela chuva, ou pela fumaça.
Em Cascavel, mesmo com a paisagem esbranquiçada, o eclipse ficou visível. Iniciou por volta das 17h40. O eclipse ocorre quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra. Na região Sul, o eclipse foi parcial.
Produtor afetado pela seca poderá renegociar dívidas
Campanha “Vinho Legal” mobiliza o Brasil contra produtos ilegais
Enquanto isso, na parte Leste do Estado a chuva chegou forte. Caso de Curitiba, em que o dia virou noite, logo no início da tarde. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de tempestades. Os alertas, amarelo e laranja, preveem chuvas acompanhadas de raios e ventos de até 100 km/h.
Alerta também no Rio Grande do Sul. O temporal com chuva, vento e granizo causou problemas em outros pontos da região do Planalto Médio. Vendaval derrubou árvores que causaram interrupções na BR-285, entre Passo Fundo e Mato Castelhano. Houve registro de quedas de árvores nos quilômetros 278, 280 e 281.
A frente fria que se desloca pelo Brasil nesta quarta-feira marca a entrada do primeiro sistema frontal significativo de outubro, trazendo instabilidades e mudanças climáticas para amplas áreas do país. O sistema avança lentamente, gerando chuvas volumosas e ventos intensos, principalmente no Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo, e o efeito deve se intensificar ao longo dos próximos dias.
(Com Simepar, Metsul e Climatempo)