ESPECIAIS
Criador clandestino de aves silvestres é multado em R$ 4 mil
Após denúncia anônima, um homem foi autuado nesta terça-feira (29) por técnicos do Instituto Água e Terra (IAT) pela posse clandestina de oito pássaros em cativeiro, em Umuarama, no Noroeste do Paraná – quatro trinca-ferros (Saltator similis), três sabiás (Turdus rufiventris) e um canário-da-terra (Sicalis flaveola).
O responsável pelo local foi multado em R$ 4 mil e as oito gaiolas apreendidas. Algumas aves, depois de avaliação veterinária, voltaram para a natureza. Outra parte ficará abrigada no viveiro florestal do IAT na região para testes e readaptação.
Onça-pintada que caiu em poço desativado é solta depois de passar por tratamento
Nova unidade de conservação Refúgio da Vida Silvestre dos Guarás
Os trinca-ferros são pássaros silvestres conhecidos por seu canto, que chega a variar conforme a região. Os sabiás, por sua vez, são identificados pela cor de ferrugem do ventre e a melodia durante o período reprodutivo. Já os canários-da-terra, pequenos pássaros amarelos, também têm no canto a principal característica, o que desperta a atenção de traficantes de aves ou criadores ilegais. Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o canário-da-terra é uma das dez espécies mais apreendidas no País.
Ao avistar animais machucados ou vítimas de maus-tratos, tráfico ilegal ou cativeiro irregular, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria do Instituto Água e Terra ou da Polícia Militar do Paraná.
Se preferir, a pessoa pode ligar para o Disque Denúncia 181 e informar de forma objetiva e precisa a localização e o que aconteceu com o animal. Quanto mais detalhes sobre a ocorrência, melhor será a apuração dos fatos e mais rapidamente as equipes conseguem fazer o atendimento.