FOTO: Arquivo/Governo de SP

CNA discute tecnologias para controle do greening do citrus

Redação Sou Agro
Redação Sou Agro
FOTO: Arquivo/Governo de SP

A CNA participou, nos dias 1º e 2 de outubro, do evento Tecnologias Emergentes para Controle do Greening do Citrus, promovido pela organização Minor Use Foundation em São Paulo (SP).

O encontro reuniu produtores, pesquisadores e entidades de diversos países que tem a citricultura como atividade chave.

Sistema FAEP vai formar 400 novos líderes em 2024

Comitiva de 14 países  visita indústrias da C.Vale

“A citricultura mundial passa por um momento delicado. O greening, doença bacteriana que não possui tratamento ou cura, é responsável por percas consideráveis na produção, além de prejudicar a qualidade e aproveitamento da fruta para a indústria”, explicou a assessora técnica de Fruticultura da CNA, Letícia Fonseca.

Imagem

Durante o evento, foram apresentados os resultados de estudos conduzidos no Brasil, Colômbia, Estados Unidos e Espanha, focados no monitoramento dos vetores e da incidência da doença, controle e seleção de materiais resistentes.

“O Brasil é o maior produtor e exportador de suco de laranja. Aqui o greening é um grande desafio para o produtor. O fato de não haver um tratamento para a doença ressalta a importância do manejo integrado de pragas, evitando a ocorrência do vetor”, ressaltou a técnica.

O evento contou também com visita a campo e às instalações de pesquisa da Fundecitrus para compartilhamento de conhecimentos sobre a identificação da doença, e orientações sobre o manejo do psilidio (Diaphorina citri), vetor da doença no Brasil.

Imagem

Segundo Letícia, durante a visita a campo foram demonstrados alguns dos pontos que tornam o controle do psilidio especialmente difícil. Entre eles, as condições climáticas favoráveis, a baixa gama de produtos e mecanismos de ação registrados o controle eficaz do vetor, sejam eles químicos ou biológicos.

Ainda haverá uma reunião com a Minor Use Foundation e o Ministério da Agricultura e Pecuária para discutir ações de defesa agropecuária e ampliação da farmácia rural para as Culturas com Suporte Fitossanitário Insuficiente (CSFI).

(Redação Sou Agro/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias