Boletim Climático
Chuva ganha força no Sul
A instabilidade vai ganhar força com chuva que deve ser forte a intensa entre esta quarta e a quinta-feira em regiões dos três estados do Sul do Brasil. Os acumulados de precipitações devem ser altos a muito altos em diversas localidades.
A intensificação da instabilidade vai estar associada a um centro de baixa pressão entre o Nordeste da Argentina e o Paraguai que vai estimular a formação de nuvens com maior desenvolvimento vertical sobre parte do Sul do Brasil tanto nesta quarta como na quinta.
Monstruoso furacão Milton: 1 milhão de pessoas devem deixar suas casas
Onde vai ter mais chuva essa semana?
As áreas de maior risco no Sul do Brasil nesta quarta-feira são a Metade Norte do Rio Grande do Sul e grande parte de Santa Catarina, embora a instabilidade afete também parte do Paraná. Muitas nuvens cobrem o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira em mais um dia de tempo instável no estado.
Chove e garoa na maioria das regiões no decorrer do dia. A instabilidade será maior na Metade Norte. No Noroeste e no Norte gaúcho, chance alta de chuva por vezes forte com trovoadas e ocasionais temporais isolados. No Centro, Oeste e o Sul gaúcho, embora as nuvens e garoa em diferentes pontos, são esperados momentos de melhoria com aberturas.
Assim, a instabilidade mais forte vai se concentrar principalmente em cidades do Noroeste e do Norte do estado, nas regiões, por exemplo, de Santa Rosa, Iraí, Frederico Westphalen, Erechim e Passo Fundo, e municípios próximos.
As mesmas nuvens carregadas que vão avançar pelo Noroeste e o Norte gaúcho devem se deslocar no decorrer do dia por Santa Catarina, afetando inicialmente o Oeste e o Meio-Oeste catarinense para depois atingir a maior parte do estado.
Ao longo da quarta-feira, especialmente da tarde para a noite, a instabilidade deve afetar também o estado do Paraná, principalmente cidades do Sul e da Metade Oeste do território paranaense, que amanheceu com pancadas de chuva e trovoadas em vários pontos do estado.
Dentre os volumes registrados até o momento, o destaque fica com os setores oeste e sudoeste, que registraram volumes de chuva acima de 50 mm, considerando dados até 09h30min. Na imagem de radar é possível observar as áreas de chuva que estão atuando sobre o estado no momento. Nas próximas horas, a instabilidade se mantém sobre o estado, aumentando também sobre a faixa norte do Paraná.
(Com Metsul, Simepar e Ronaldo Coutinho)