Chegada da primavera retoma a recuperação dos apiários
Nesta quinta-feira (3/10) é celebrado o Dia Nacional das Abelhas. E a Emater/RS-Ascar, que possui contrato com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) para assistência técnica aos produtores, vem trabalhando com apicultores e meliponicultores para garantir que suas produções sejam bem-sucedidas, principalmente após as enchentes e chuvas de maio, que danificaram os apiários no Estado.
O técnico em agropecuária do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de São Sepé, Patrick da Silva Rosa, afirma que “vivemos um ano atípico, em que o excesso hídrico e as enchentes causaram inúmeras perdas”. Agora, quando se inicia a primavera, recomenda-se aos apicultores que estão com seus enxames ativos que façam a limpeza de ninho ou troquem de cera alveolada.
Citricultura: Força-tarefa notifica mais de 30 viveiros
Onça-pintada volta ao Pantanal após 43 dias de tratamento
Patrick também comenta estratégias para a melhora da produção de mel e criação de abelhas com e sem ferrão. “Se tem por objetivo trocar de 20% a 30% dos favos velhos, pretos, escuros, colocando no centro da colmeia e dando assim melhores condições para a rainha fazer a sua postura. Consequentemente, com maior postura, maior produção de mel e o enxame também fica um pouco mais forte, para posteriormente poder ser feita a divisão de enxame, caso o apicultor tenha esse interesse”, detalha o técnico.
É importante que os apicultores e meliponicultores cadastrem suas colmeias nas Inspetorias Veterinárias dos municípios onde estão localizados os apiários, para que haja um controle sobre quantos produtores existem pelo Estado, contribuindo para a criação de políticas públicas para auxílio do produtor.
(Com Agricultura/RS)