Palmeira das Missões foi a cidade mais atingida pelos vendavais no Noroeste | FOTO: RÁDIO PALMEIRA
ESPECIAIS

Vendaval acima de 100km/h causa estragos no Sul

Palmeira das Missões foi a cidade mais atingida pelos vendavais no Noroeste | FOTO: RÁDIO PALMEIRA
Redação Sou Agro
Redação Sou Agro

Vendaval causou estragos nas últimas horas no Noroeste do Rio Grande do Sul. Dados de estações meteorológicas mostraram rajadas de vento acima de 100 km/h. Intensas áreas de instabilidade atuaram na região entre o final da quarta-feira e o começo desta quinta com o avanço de uma frente fria e a atuação de uma área de baixa pressão.

A cidade de Palmeira das Missões foi a mais castigada pelo vendaval no Noroeste com vários estragos. O vendaval se abateu sobre o município entre 21h e 22h da quarta-feira e veio acompanhado de chuva.

Ela sumiu! Cadê a chuva do Paraná?

Microexplosão com vento destrutivo atinge cidade no Sul

De acordo com dados da estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia na localidade, o vento atingiu 102 km/h em Palmeira das Missões. Em Santa Rosa, também no Noroeste, o vento atingiu 75 km/h.

O vendaval em Palmeira das Missões causou estragos por toda a área urbana da cidade, conforme informações da Defesa Civil do município. Houve destelhamentos de casas e prédios, quedas de árvores e desabamentos de muros.

Tempestade levantou telhas em um posto no centro de Palmeira das Missões (Foto: Ramon Mendes – Jornalismo RP)

Equipes da Prefeitura Municipal, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e RGE estão trabalhando para auxiliar os afetados pela tempestade severa. O vendaval deixou grande parte da cidade sem energia elétrica.

Segundo nota da Prefeitura de Palmeira das Missões, “após o temporal, a administração municipal, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, está disponibilizando lonas para a população que teve suas casas danificadas.

As lonas podem ser retiradas diretamente na sede dos Bombeiros”. Devido à grande demanda de lona pelos moradores atingidos pelo vendaval, a Defesa Civil de Palmeira das Missões pediu o envio de mais material para a coordenaria regional em Frederico Westphalen e que chegam nesta quinta-feira.

Os temporais de vento foram mais intensos nas últimas horas no Noroeste do estado porque era a região com temperatura mais alta, com máximas que passaram dos 30ºC em vários municípios na tarde da quarta-feira. O risco de temporais isolados com vento menor, embora menor, segue nesta quinta.

(Com Metsul)

(Redação Sou Agro/Sou Agro)