ESPECIAIS

Tensão: Indígenas tomam fuzil de policial da Força Nacional

Redação Sou Agro
Redação Sou Agro

Em Terra Roxa, no Oeste do Paraná, o clima voltou a esquentar devido as ocupações de terras por indígenas. A Força Nacional tenta controlar um conflito na Fazenda Brilhante.

As informações são de que indígenas tomaram a arma de um policial da Força Nacional. O capitão da Força Nacional ficou ferido e os policiais fazem buscas na tentativa de reaver o armamento.

A Fazenda Brilhante foi invadida em no dia 7 de julho. De lá pra cá o clima é tem sido de muita insegurança.

Alerta: Paraná decreta emergência de estiagem

Produtores investem em canola para reduzir riscos

A família Ferreira adquiriu a Fazenda Brilhante em 1966, destinando os 260 hectares à criação de gado de corte. A atividade se manteve até 2015, quando o pai de Ferreira faleceu. Desde então, a família arrenda a área a um produtor rural, que passou a cultivar grãos.

“Eu vinha na fazenda a cada dois meses, desde a infância. Nunca vimos índios na região. Não havia mesmo”, diz Ferreira. “Receber a notícia da invasão foi chocante. Ver as pessoas invadindo e não poder fazer nada faz você se sentir impotente perante a situação.  Nós prezamos pela Justiça, tanto que não apoiamos conflito”, completa.

Outras invasões foram registradas na região. Em Guaíra, nesta semana o proprietário de uma das áreas conquistou na justiça uma ação de reintegração de posse, mas não há informações sobre ação das forças de segurança para dar cumprimento à decisão do Judiciário.

(Redação Sou Agro/Sou Agro)