Boletim Climático
Ondas de calor e geadas: esse é o clima pelo Brasil
O Sul do Brasil registra frio abaixo de zero de até 4ºC negativos e geada enquanto cidades do Norte, do Centro-Oeste e o Sudeste seguem enfrentando uma onda de calor com temperaturas que durante a tarde ficam próximas ou acima dos 40ºC. Nesta sexta-feira, o Rio Grande do Sul amanheceu com temperaturas mínimas negativas de -2,9ºC em São José dos Ausentes; -1,9ºC em Pinheiro Machado; -1,8ºC em Cambará do Sul; e -0,5ºC em Soledade.
A geada cobriu os Campos de Cima da Serra e foi forte em algumas cidades. Grande parte do interior gaúcho amanheceu com marcas ao redor ou abaixo de 5ºC. Na região metropolitana, os termômetros indicaram 4,1ºC em Gravataí; 4,2ºC em Nova Santa Rita; 4,5ºC em Canoas; 6,2ºC em Campo Bom; 6,8ºC em Viamão; e 7,1ºC em São Leopoldo.
Após pedido da FAEP, Paraná decreta situação de emergência
Seca e incêndios derrubam safra de cana
Em Porto Alegre, a menor temperatura foi observada na estação da Secretaria da Agricultura no bairro Lami, no extremo Sul da cidade, com 5,9ºC. Também no Sul da capital, a temperatura desceu a 7,7ºC em Belém Novo. Fez 8,9ºC na estação automática do Jardim Botânico. Já no estado de Santa Catarina, as mínima sexta-feira igualmente caíram abaixo de zero e se concentraram na região do Planalto Sul. As menores marcas hoje cedo na região foram de -4,1ºC em São Joaquim; -1,4ºC em Urubici; -0,7ºC em Urupema; e -0,1ºC em Painel.
Enquanto isso, no Centro do Brasil, o calor não dá trégua. Ontem, as máximas foram a 41,7ºC em Aragarças (GO); 40,8ºC em Guarantã do Norte (MT); 40,8ºC em Pedro Afonso (TO); 40,3ºC em Balsas (MA); 40,0ºC em Santa Maria das Barreiras (PA); 39,1ºC em Boa Vista (RR); 38,7ºC em Bebedouro (SP); e 38,2ºC em Humaitá (AM).
A influência da massa de ar frio cede e ar quente ingressa no Sul do Brasil durante o fim de semana com tardes de calor entre a Metade Norte do Rio Grande do Sul e o Paraná. No Centro-Oeste e no Sudeste, o calor aumenta em várias cidades no fim de semana e a temperatura se mantém muito alta em parte do Nordeste e grande parte do Norte do Brasil.
(Com METSUL)