Foto: Maurício Vinhas/Divulgação

Freio do Proprietário apresenta campeões do ciclo

Redação Sou Agro
Redação Sou Agro
Foto: Maurício Vinhas/Divulgação

Dividida em categorias Master, Amador e Feminina, a prova contou também com a participação especial de uma ginete chilena

Em uma semana de celebração do amor pelo Cavalo Crioulo, criadores e seus animais correram em busca do Freio do Proprietário. A prova, que se baseia no Freio de Ouro, contou com 178 conjuntos de seis Estados brasileiros, além de competidores uruguaios e uma participação especial do Chile. As últimas etapas foram realizadas no sábado, 28 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), na arena do Cavalo Crioulo da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).

Em uma participação especial, que não contou pontos para a competição, Romané Soto Castro, ginete chilena, montou a égua Napinda da Quinta, exposta por Péricles e Dinah Druck, da Estância Boa Vista da Quinta, de Rio Pardo (RS). Romané disse que conhecer a cultura gaúcha e o trabalho com a cavalo é muito importante para ela porque a maioria dos Cavalos Crioulos presentes tem sangue chileno. “A mim coube esta égua, Napinda da Quinta, que tem sangue Hornero (referência à Invernada Hornero, um dos principais nomes da raça, trazido do Chile por Dirceu Pons e Flavio Tellechea) por mãe e pai e é muito bonito isso, de poder participar no Brasil com uma égua descendente do primeiro cavalo chileno que veio para o Brasil”, avaliou. A ginete também disse que entre as diferenças entre o trabalho realizado com Cavalos Crioulos no Brasil e no Chile está a inexistência de treinadores naquele país.

Adapar implementa sistema para emissão de GTA de equídeos

“Nelore Pintado” quebra recordes de valorização em leilões de elite

O presidente da ABCCC, César Hax, disse que o Freio do Proprietário é uma prova que traz uma emoção diferente. “Traz a vontade do proprietário ou do criador de experimentar seus animais e de experimentar toda a dificuldade que é, porque é um espelho do Freio de Ouro”, comentou. O dirigente também celebrou que a prova cresce em número de participantes, em grau de dificuldade e em nível de apresentação. “Isso para a associação é de extrema importância, pois valoriza o criador, valoriza o proprietário e valoriza o usuário do cavalo”, complementou.

Confira os campeões de todas as categorias

Amador A
Facundo da Gema
Expositor: Jean Carlo Splendor
Estabelecimento: Cabanha JCS – Veranópolis/RS
Ginete: Jean Carlo Splendor

Master A
Fulano da Pavei
Expositor: Fernando Gonzales
Ginete: Fernando Gonzales

Amador B
Mapuche Kamikase
Expositor: Daniel Cristian Maciel
Estabelecimento: CT Alexandre Oliveira – Novo Hamburgo/RS
Ginete: Bernardo Mello Maciel

Master B
Nippon do Pontal
Expositor: Sandro Rogério Facco
Estabelecimento: Cabanha Certeza – Porto Alegre/RS
Ginete: Sandro Rogério Facco

Feminino
Barbarela do Infinito – TE
Expositor: Luciana e Alice Borges Ferreira
Estabelecimento: Cabanha Mutá – Minas do Leão/RS
Ginete: Alice Borges Ferreira

(Com Ieda Risco/AgroEffective)

(Redação Sou Agro/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas