Foto: Iagro/MS
ESPECIAIS

Estado comemora um ano livre da última ocorrência da Influenza Aviária

Foto: Iagro/MS
Redação Sou Agro
Redação Sou Agro

Um ano após o registro do primeiro foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em galinhas de fundo de quintal, Mato Grosso do Sul comemora a ausência da doença na produção comercial de aves. Em 18 de setembro de 2023, a confirmação do vírus em aves domésticas na cidade de Bonito desencadeou uma série de ações rápidas e eficazes por parte dos fiscais estaduais agropecuários e agentes fiscais agropecuários.

A equipe, altamente treinada e comprometida, realizou todas as atividades de contenção do foco, despovoamento, limpeza e desinfecção. Graças a essas medidas, o embargo foi encerrado em apenas 30 dias. Entre 18 de setembro e 11 de outubro, foram realizadas 515 fiscalizações em propriedades com aves domésticas de subsistência e outras 236 em propriedades sem criação de aves, dentro de um raio de 10 km. Além disso, houve fiscalização e orientação em lojas de produtos veterinários e fiscalizações de trânsito.

 

Durante esse período, três suspeitas de novos focos foram investigadas, todas resultando em resultados negativos para a Influenza Aviária. Desde então, não houve novos registros da doença no estado, que continuou a investir em educação sanitária para sensibilizar a população sobre a importância da notificação de doenças animais.

A marca de um ano livre de IA é motivo de celebração para todos os sul-mato-grossenses. Este resultado é fruto do trabalho incansável dos profissionais da Iagro e seus parceiros, que garantiram a sanidade do plantel avícola do estado.

(Com Iagro/MS)

(Redação Sou Agro/Sou Agro)