Foto: Assessoria IFC
AQUICULTURA

Corte de atum celebra abertura do IFC Brasil

Foto: Assessoria IFC
Redação Sou Agro
Redação Sou Agro

O ritual do corte de atum, inspirado na cerimônia tradicional japonesa KAITAI, marca a abertura oficial do VI International Fish Congress & Fish Expo Brasil, na noite desta terça-feira, 24 de setembro. O evento reúne todos os elos da cadeia de pescados do país, de 24 a 26 de setembro, em Foz do Iguaçu/Paraná.

Viabilizada em parceria com o Sebrae RN, a experiência imersiva será comandada pelo especialista em qualidade de pescado e umas das maiores referências no Brasil, César Calzavara, acompanhado de sushimans, que farão todos os cortes de maneira detalhada e ritualística, respeitando a matéria-prima. Calzavara é médico veterinário, consultor do Sebrae e classificador de atuns com quase 20 anos de experiência e mais de meio milhão de peixes avaliados individualmente.

Programa é criado para incentivar jovens no agro

Startup cria plataforma para apoiar gestão de áreas rurais

O atum que será apresentado foi pescado por barco brasileiro em águas internacionais, a mais de mil quilômetros da costa, pelas embarcações da frota atuneira da indústria Produmar, do Rio Grande do Norte.

O público presente no IFC Brasil 2024 poderá acompanhar de perto a apresentação técnica do peixe e os cortes especiais feitos pelos sushimans, além de degustar a iguaria fresca no final. Esta é a segunda edição da cerimônia nos eventos do IFC Brasil – a 1ª vez foi um sucesso de público, com o corte de um atum Mebachi Maguro, também conhecido como Big Eye ou Bati, de mais de 100 kg, na abertura da Expomar 2024, no mês de julho, em Itajaí/SC.

“A organização do evento visa conectar a cadeia produtiva de ponta a ponta- do pescador/produtor ao consumidor final – e estimular o aumento do consumo das proteínas provenientes da água. Por isso, a cerimônia do corte de atum passou a ser uma das experiências imersivas do IFC Brasil”, pontua a CEO do IFC Brasil, Eliana Panty. A ação promete ser repetida no IFC Amazônia, que acontece de 12 a 14 de novembro, em Belém/PA.

Pesca sustentável

O Sebrae RN tem atuação fundamental na cadeia produtiva da pesca de atum, trabalhando diretamente com pescadores e armadores de pesca do Rio Grande do Norte.

“O atum é um peixe extremamente importante para pesca comercial mundial, com uma variedade de consumo, desde enlatados ao valorizado mercado de sushis. É nesse mercado que o Rio Grande do Norte se destaca como um dos principais exportadores de atuns do Brasil, com o Sebrae dando assistência para que essa pesca seja cada vez mais eficiente e sustentável”, pontua Marcelo Medeiros, Analista Técnico do Sebrae RN e gestor de projetos de aquicultura.

O Sebrae RN promove a importância da pesca sustentável, que se baseia em três pilares essenciais: o econômico, o social e o ambiental, assegurando viabilidade econômica a longo prazo, beneficiando a comunidade local e respeitando o meio ambiente. Essa abordagem garante que um peixe de melhor qualidade seja mais rentável e gere impactos positivos para toda a cadeia produtiva, desde o pescador até o consumidor final.

Conhecimento e negócios

O VI International Fish Congress & Fish Expo Brasil reúne sete eventos simultâneos: Congresso Internacional de Aquicultura com mais de 40 conferencistas vindos de 18 países, Feira de Tecnologias e Negócios com mais de 150 expositores, 2ª edição do Aquacultura 4.0, promovida pela Embrapa Pesca e Aquicultura e Embrapa Digital, 2ª Rodada Internacional de Negócios, em parceria com a Apex Brasil e a Abipesca, apresentação de trabalhos científicos, organizada pela Unioeste e Unila, 3ª edição de Mulheres da Aquicultura e o Workshop sobre Sistema de Recirculação de Água (RAS), organizado em parceria com a empresa BluEco Net, a Unioeste e com o Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha.

Patrocínios e Apoios

O IFC Brasil é correalizado pela Fundep (Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-graduação), Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), UFPR (Universidade Federal do Paraná) e a sua Fundação, a Funpar.

Patrocinam o IFC Brasil: CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Itaipu Binacional, Caixa Econômica Federal, MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura), Governo Federal, Sistema CFMV/CRMV`s, Sanepar, Copel Energia, Governo do Paraná, BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Apoiam o IFC Brasil a APEX Brasil, ABIPESCA (Associação Brasileira das Indústrias de Pescados), PEIXE BR (Associação Brasileira da Piscicultura) e Unila (Universidade Federal da Integração).

(Com Assessoria IFC Brasil)

(Redação Sou Agro/Sou Agro)