CNA assume presidência da Federação das Associações Rurais do Mercosul
O vice-presidente de Relações Internacionais da CNA e presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, assumiu, na sexta (13), a presidência rotativa da Federação das Associações Rurais do Mercosul (Farm), em reunião da Assembleia Geral na Expo Agro 2024, em Montevidéu, no Uruguai.
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) é uma das entidades integrantes da Farm. O mandato vai até setembro de 2025, no sistema de rodízio entre as associações. Ao assumir o cargo, Gedeão destacou a parceria entre os membros da entidade e anunciou que irá apresentar um plano de trabalho para os avanços da agropecuária entre os países do bloco.
“Nelore Pintado” quebra recordes de valorização em leilões de elite
Guarapuava conquista título de Capital Nacional da Cevada e do Malte
Gedeão também criticou a legislação antidesmatamento europeia, que prevê a imposição de barreiras aos produtos brasileiros, e outros entraves e disse que que os países europeus têm muito a perder.
No encontro, também foi debatido sistemas de integrado de sustentabilidade entre os países, além de uma discussão sobre a elaboração de um documento de posição da Farm para a COP 29, que acontecerá em Bakú, no Azerbaijão, de 11 a 22 de novembro deste ano.
Participaram da reunião a diretora de Relações Internacionais da CNA, Sueme Mori, o assessor de Relações Internacionais da CNA, Eric Ramos Pinheiro, o diretor Administrativo da Farsul, Francisco Schardong, o diretor Jurídico, Nestor Hein, e o presidente da Famasul, Marcelo Bertoni.
Fazem parte da Farm: Confederaciones Rurales Argentinas (CRA); a Sociedad Rural Argentina (SRA); Confederación Nacional de Agricultura de Bolivia; Confederación de Ganaderos de Bolivia (CONGABOL); Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); Sociedade Rural Brasileira (SRB); Sociedad Nacional de Agricultura de Chile (SNA); Asociación Rural de Paraguay (ARP); Asociación Rural de Uruguay (ARU) e Federación Rural de Uruguay (FR).