Foto: Camila Freitag
ESPECIAIS

Capivaras ficaram loiras? Entenda

Foto: Camila Freitag
Redação Sou Agro
Redação Sou Agro

As capivaras que vivem no Parque das Águas, em Cuiabá, estão diferentes. Os animais passaram a apresentar uma pelagem mais clara e o Primeira Página procurou um médico veterinário de animais silvestres para entender o que aconteceu para que as capivaras cuiabanas tenham ficado “loiras”. As fotos foram feitas na quinta-feira (12).

De acordo com Eduardo Sebastião, médico veterinario especialista em animais silvestres e exóticos, a causa da mudança na coloração da pelagem se dá pelo fato de a capital de Mato Grosso passar por uma forte onda de calor, com temperaturas que chegam a 43º C. “A pele e os pelos dos animais são compostos por melanina, uma proteção natural contra os raios solares e com a exposição diária, a pelagem das capivaras adquire o loiro. Isso se dá pela decomposição/queima da melanina presente nos pelos dos animais”.

Pelagem tem influência na adaptação às mudanças climáticas

Parte do Paraná teve o inverno mais quente em três décadas

WhatsApp Image 2024 09 12 at 11.45.58
Capivaras no Parque das Águas, em Cuiabá (Foto: Camila Freitag)

Conforme ele, o mesmo acontece com seres humanos e com mamíferos em geral. A mudança na coloração da pelagem não é prejudicial para os animais, conforme o profissional. “Com a mudança da estação do ano, a coloração vai mudando e não é prejudicial”.

(Com Primeira Página)

(Redação Sou Agro/Sou Agro)