Seleção aberta de instrutores para os cursos na área de suínos
O Sistema FAEP está com edital aberto para credenciamento de instrutores para os cursos “Biosseguridade em granjas de suínos” e “Manejo de crescimento e terminação”. Para participar do processo seletivo, os profissionais devem ter Ensino Superior completo, de preferência em Medicina Veterinária e/ou Zootecnia, além de experiência comprovada em suinocultura, principalmente nas fases de crescimento e terminação. O prazo para inscrição termina no dia 30 de setembro.
As inscrições devem ser realizadas por envio de formulário preenchido e documentação específica, de acordo com edital e anexos disponíveis na seção Editais do site do Sistema FAEP. O credenciamento é restrito a pessoas jurídicas, sendo que os profissionais indicados devem possuir vínculo empregatício com as empresas.
Produtora investe em energia limpa e amplia negócios
Sistema FAEP apresenta ATeG a Sindicatos
Após a triagem de currículos, os profissionais selecionados deverão passar por prova técnica classificatória (via EaD), prova pedagógica classificatória (via EaD), capacitação técnica (presencial) e avaliação técnico-pedagógica (presencial). A divulgação do resultado do processo seletivo está prevista para 6 de dezembro. Os instrutores poderão ser convocados para atuar em todos os municípios do Paraná, conforme demanda.
Poderão participar do credenciamento empresas do ramo de prestação de serviços, como cursos, treinamentos, palestras, entre outros. Está vedada a participação de Empresas individuais, microempreendedores individuais (MEI), Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli) e cooperativas.
Cursos
A capacitação “Biosseguridade em granjas de suínos”, com duração de 16 horas, conta com conteúdos teóricos e práticos sobre programas de higiene e limpeza, desinfecção das instalações, programa de vacinações, vazio sanitário, transmissão de doenças, limpeza de silos, compostagem de carcaças, controle integrado de pragas, tratamentos via água e monitoramento da saúde dos trabalhadores. O curso também abrange a aplicação da Portaria 265 da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), que dispõe sobre a biosseguridade mínima para estabelecimentos que produzem suínos para fins comerciais.
No treinamento “Manejo de crescimento e terminação”, também com 16 horas, o conteúdo programático inclui princípios de ambiência, princípios de bem-estar animal, alojamento nos animais, regulagem de equipamentos, programa de arraçoamento, robô alimentador dos animais, ficha do lote, rastreabilidade, imunocastração, resultados zootécnicos, limpeza do ambiente, identificação de animais doentes, baias de enfermaria, protocolos de recuperação de animais, preparo de animais para abate, embarque, limpeza e desinfecção da unidade e manutenções básicas dos lotes.
(Com FAEP)