Foto: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

Qualidade do leite e produção à base de pasto têm espaço dedicado na Expointer

Redação Sou Agro
Redação Sou Agro
Foto: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

Os visitantes da 47ª Expointer que passam pelo Espaço da Emater/RS-Ascar, recebem informações sobre dois temas relacionados à produção e sanidade leiteira. Na parcela da Bovinocultura de Leite, os extensionistas abordam a qualidade do produto, com ênfase na prevenção e controle da mastite e a produção à base de pasto.

No primeiro dos temas, que destaca a prevenção e o controle da mastite, os extensionistas tratam do emprego de tratamentos alternativos, como o uso de homeopatia, por exemplo. No local, também está exposto um minilaboratório bacteriológico disponibilizado pelo Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF), da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).

Fundetec leva tecnologia e inovação ao Show Rural

Associados da C.Vale são eleitos Agricultores Familiares Modelo

Quanto à produção de leite à base de pasto, a ênfase está nas principais espécies forrageiras de inverno pesquisadas pela Embrapa, que estão exibidas no espaço. “Estamos mostrando alguns tipos de pastagens voltadas à produção leiteira, com as variedades curumi e capiaçu, utilizadas para a alimentação do gado, assim como algumas variedades de pastagens de inverno, a exemplo das aveias, azevém, trigo de duplo propósito e também a ervilhaca”, explica o extensionista Gustavo Vargas.

Além das pastagens, está sendo apresentado um cercamento especial para bovinos, que facilita a instalação e o manejo. “O diferencial que a gente trouxe este ano é essa instalação, que se trata de uma cerca específica para bovinos, que é de fácil instalação e tem uma melhor relação custo-benefício em relação à utilização de alambrados ou cercas tradicionais”, salienta Vargas, enfatizando ainda a possibilidade de conferir as novilhas melhoradas da raça holandesa, presentes na parcela.

(Com Emater/Tchê)

 

(Redação Sou Agro/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias