ESPECIAIS
Poeira e fumaça trazem paisagem de filme em São Paulo
O fim de tarde era assustador neste sábado na região de Ribeirão Preto e outras cidades do interior do estado de São Paulo com o dia virando noite com a chegada de uma frente fria que trouxe vento, levantando poeira que somou à fumaça das queimadas com uma paisagem marciana em várias cidades.
O estado de São Paulo enfrenta uma onda de incêndios e queimadas sem precedentes desde que se iniciaram as medições por satélite pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais no final da década de 90.
Os números do monitoramento não apenas mostram uma situação extremamente grave como um quadro de fogo absolutamente fora do normal e extraordinário. O estado de São Paulo registrou somente na sexta-feira 1886 focos de calor como efeito das queimadas.
- Porque o fogo em São Paulo é absurdamente anormal
- Governo de São Paulo cria gabinete de crise para combate a incêndios
O número representa o dobro da média histórica de focos de calor por queimadas de agosto inteiro, que é de 914.
O número de focos de calor em 48 horas, entre os dias 22 e 23, foi de 2316. Significa que em apenas dois dias o território paulista anotou, 253% da média histórica mensal de queimadas de agosto. Com o número de 1866 focos de calor da sexta-feira, São Paulo neste ano 49743 focos de calor.
Com isso, mesmo com dados até 23 de agosto, já é o ano com maios focos de calor desde 2021, que teve no ano todo 5469 ano. O número de focos de calor da sexta-feira de 1866 foi maior que o total de focos de calor do ano inteiro de 2023 (1666) e 2022 (1599).
Com a enorme quantidade de material particulado na atmosfera pelas queimadas, que deixou a qualidade do ar ruim a muito ruim ontem em várias cidades sob tempo seco e firme, e ainda o vento forte associado à aproximação e chegada da frente fria, poeira e fumaça juntos fizeram o dia virar noite com paisagem distópica lembrando a superfície de Marte.
Nas áreas atingidas pelas tempestades de poeira misturadas com fumaça, a qualidade do ar piorou ainda mais com enorme quantidade de material particulado em suspensão na atmosfera. Estações da Cetesb indicaram qualidade do ar muito ruim.
CENA DE FILME
A fumaça e a poeira carregadas pelo vento trouxeram imagens assustadoras do dia que virou noite em cidades do interior de São Paulo, especialmente na região de Ribeirão Preto, recordando as imagens da superfície de Marte e cenas do filme Mad Max.
É recomendável que os moradores usem máscaras de proteção e evitem as estradas porque o vento é capaz de alastrar o fogo com enorme velocidade em queimadas. Se perceber que há fogo perto de sua casa ou de onde está, abandone a área imediatamente porque a ventania pode aumentar e ampliar o fogo com grande velocidade.
QUADRO MELHOR NESTE DOMINGO
A MetSul Meteorologia prevê a melhora da situação neste domingo com o avanço da frente fria e a ocorrência de chuva em grande parte do estado de São Paulo. Já chove na capital e outras áreas do estado, mas a precipitação tende a ser mais ampla no território paulista durante o domingo.
Além disso, haverá o ingresso de uma massa de ar mais frio em grande parte do estado de São Paulo com queda acentuada de temperatura. Com o ar frio, o vento vai virar para o Sul e trazer ar mais limpo, com melhora da qualidade do ar na maioria das cidades de São Paulo.
Com Metsul