Foto: JM Alvarenga/Divulgação
EVENTOS

Matrizes de excelência estarão nas pistas de julgamento da Expointer

Foto: JM Alvarenga/Divulgação
Redação Sou Agro
Redação Sou Agro

A raça holandesa estará apresentando mais uma vez excelentes matrizes nas pistas de julgamento da Expointer, apesar dos muitos desafios enfrentados pelo setor leiteiro neste ano. Os criadores se farão presentes nesta 47ª edição da maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina que vai mostrar toda a força da produção rural gaúcha após os eventos climáticos de maio. A Expointer ocorrerá entre 24 de agosto e primeiro de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

O presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), Marcos Tang, reforça que os criadores sempre brindam o público com grandes exemplares da raça, desde o animal jovem até as vacas mais longevas. “Tenho certeza de que não será diferente nesta Expointer. Considero ser um momento auge quando o jurado, sempre de muita capacidade, faz a escolha dos animais que se apresentam melhor morfologicamente. E neste ano teremos um jurado internacional, Crhis Lammers, dos Estados Unidos”, destaca.

A importância do manejo e da conservação de solo

Emater impulsiona Turismo Rural

De acordo com Tang, vale a pena assistir aos julgamentos “porque além dos belos animais, tem também a explicação do jurado”. “Ele traduz o porquê das suas colocações. Portanto, é uma verdadeira aula de morfologia. É emocionante poder acompanhar um julgamento de pista, morfológico, de onde saem a Campeã Vaca Jovem e a Grande Campeã”, observa o dirigente.

O presidente da Gadolando enfatiza que estes são momentos onde é possível ver, realmente, o que está sendo procurado na raça e o motivo pelo qual alguns animais estão à frente de outros. “Então, como sempre digo, o julgamento em pista é a hora de adquirir conhecimento, de trocar ideias e também de confraternizar”, ressalta.

(Com AgroEffective)

(Redação Sou Agro/Sou Agro)