AGRONEGÓCIO
FAEP contrata técnicos e supervisores de campo para ATeG
O Sistema FAEP está com editais abertos para o credenciamento de pessoas jurídicas para integrarem o cadastro de técnicos e supervisores de campo da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), novo serviço gratuito da entidade. As inscrições devem ser realizadas por envio de formulário preenchido e documentação específica, de acordo com editais e anexos disponíveis na seção Editais do site do Sistema FAEP.
O técnico de campo será responsável pelo atendimento direto aos produtores rurais do Paraná por meio das ações da ATeG. O foco desses profissionais é a orientação para gestão e técnicas de manejo relacionadas às atividades desenvolvidas na propriedade.
Diversificar culturas na sucessão entre milho e soja aumenta lucro
Quanto vale a tonelada do gás carbônico na citricultura brasileira?
Já o supervisor de campo será o responsável direto pelo acompanhamento do trabalho realizado pelos técnicos junto aos produtores rurais assistidos. Além disso, entre suas atribuições, está a aplicação pesquisas de interesse do Sistema FAEP, realização de reuniões, treinamentos e visitas de supervisão aos produtores, e a validação técnica dos documentos e relatórios das visitas.
Para a vaga de técnico de campo, os interessados devem ter concluído curso técnico em agropecuária, agrícola, zootecnia ou fruticultura, de acordo com o projeto ou cadeia produtiva que será assistida; ou Ensino Superior completo em Agronomia, Engenharia Agrícola, Veterinária, Zootecnia, Engenharia Florestal ou Engenharia de Pesca, também conforme projeto ou cadeia produtiva atendida futuramente.
Os serviços prestados compreendem as atividades de organização, supervisão e execução da metodologia de ATeG. Isso tudo realizado por meio de pesquisas, eventos e reuniões, visitas técnicas às propriedades para elaboração de diagnóstico produtivo individualizado. Além disso, faz parte do escopo o estabelecimento do planejamento estratégico, orientação e adequação tecnológica da atividade rural, identificação das demandas, indicação para a capacitação profissional complementar e avaliação sistemática dos resultados alcançados.
No caso dos supervisores de campo, a exigência de formação é restrita aos cursos de Ensino Superior. O candidato deve ter, ainda, experiência comprovada de no mínimo dois anos em serviços de assistência técnica e/ou extensão rural. Neste primeiro momento, o Sistema FAEP vai ofertar ATeG para as seguintes cadeias produtivas olericultura, frutas, café, apicultura, ovino e bovinos de corte e de leite.
É obrigatório também possuir registro no conselho de classe correspondente à área de atuação profissional. Os selecionados poderão ser contratados para prestar serviços em qualquer região do Paraná, de forma presencial, conforme as demandas recebidas pelo Sistema FAEP.
Outros requisitos para participar do processo seletivo incluem ter vínculo formal de sócio, empregado ou cooperado com a pessoa jurídica contratada, dispor de meio para deslocamento às propriedades, ter disponibilidade para viagens e ter notebook e smartphone com acesso à internet.
Não podem participar do cadastramento Microempreendedores Individuais (MEI); fundações e associações, como Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e Organizações Não Governamentais (ONGs); e institutos e entidades representativas de profissionais ou trabalhadores, como sindicatos e conselhos de categoria.
EDITAIS: https://www.sistemafaep.org.br/editais-senarpr/
(Com FAEP)