Novilhos mortos na Fazenda Exposição, em Sidrolândia (Foto: Rafael Bites/Direto das Ruas) - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Em dia de 1,7ºC registrado no campo, gado não resiste e amanhece morto

Redação Sou Agro
Redação Sou Agro
Novilhos mortos na Fazenda Exposição, em Sidrolândia (Foto: Rafael Bites/Direto das Ruas) - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Neste sábado (10), produtores rurais de Sidrolândia, a 70 quilômetros de Campo Grande, encontraram novilhos mortos após a madrugada fria, que teve temperatura mínima de 1,7ºC, conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul).

O produtor Kennedi Forgiarini perdeu cinco animais em função do frio, na chácara que fica no Assentamento Jiboia, na região do Capão Seco.

Montanha russa: Depois do calor, dias pra lá de gelados

Epagri capacita profissionais em morango semi-hidropônico

“Foi a primeira vez neste ano, alguns vizinhos também perderam animais nesta noite. Apesar de pasto bom, sal mineral bom, a chuva fria de 24 horas seguida aliada ao frio não deu chances. Agora, ás 13h vou retirar o gado que sobrou e por em um capão de mato para proteger um pouco”, lamentou.

Outro produtor perdeu pelo menos dez novilhos na Fazenda Exposição, que fica bem próxima a cidade, ao lado do Bairro Ypacarai. As imagens, do jornalista Rafael Brites, foram compartilhadas entre os produtores, mas não há confirmação se as mortes foram por causa do frio, queda de raio ou sacrifício em função do estado dos animais com as baixas temperaturas. Alguns novilhos tinham sangue na face.

Novilhos mortos em chácara que fica no Assentamento Jiboia, na região do Capão Seco, em Sidrolândia (Foto: Kennedi Forgiarini/Direto das Ruas) – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

O presidente do Sindicato Rural de Sidrolândia, Paulo Stefanelo, não teve prejuízos com as baixas temperaturas em sua propriedade, mas soube que produtores perderam animais também em Jaraguari, a 47 quilômetros de Campo Grande.

“Aqui de Sidrolândia a gente acha que é frio a causa, mas ainda não tem nenhum diagnóstico do veterinário. Outra possibilidade que pode ser é raio também, porque o gado está beirando a cerca, às vezes, vem raio pela cerca e a umidade ali no chão pode ter dado uma corrente elétrica. Geralmente, não sangra quando é raio, pode ser que foram sacrificados, mas não temos a informação ainda”, explicou Paulo sobre a imagem dos novilhos que recebeu por mensagem. –

(CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS)

(Redação Sou Agro/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias