Elas arrasam! Encontro reúne mais de 1500 mulheres do Agro
O 12º Encontro de Produtoras Rurais reúne em Cascavel mais de 1500 mulheres do Agro. Elas formam um exército feminino que tem feito a diferença da porteira para dentro. De um ano para o outro o evento ganhou 300 novas inscrições, o que demonstra um interesse crescente na busca pelo conhecimento.
“É um momento muito gratificante para o Sistema Faep. Temos mais de 90 comissões estaduais implantadas e com um engajamento constante, comprovado no evento. É um orgulho muito grande percebermos o desenvolvimento e crescimento que as mulheres estão tendo, sendo protagonistas de sua vida, assumindo a liderança dentro de municípios e de suas propriedades. O trabalho da Faep, que começou há três anos e meio fortalecendo a atenção às produtoras rurais foi muito assertivo. A Federação continua investindo pesado neste sentido e também, com a missão, de trazer os jovens e mostrar a importância do sistema sindical e do protagonismo do agro para toda a sociedade”, afirma Ágide Eduardo Meneguette Filho, presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná.
Brasil arrecadou R$ 3 bilhões em exportações de frutas
Maior experimento do mundo de lavoura-pecuária chega ao final do 1º ciclo
Em Cascavel o Sindicato Rural desenvolve papel de excelência de apoio e incentivo ao desenvolvimento das mulheres. E estratégia foi tão bem aceita, que o evento precisou dobrar a programação. “Sempre fazíamos o evento um um único dia, mas ao final ficávamos com a impressão que as as pessoas iam embora antes do tempo. Pensamos em trazê-las para ficar até o outro dia. Foi com a intenção de trazer mais palestras, homenagens e melhorar a qualidade do evento”, observa Maria Beatriz Orso, presidente da Comissão Feminina do Sindicato Rural Patronal de Cascavel .
No cronograma, temas diversos, passando pela saúde, autoestima e economia agrícola. Especialistas da área trarão análises e previsões para os próximos anos, auxiliando os produtores a se prepararem para os desafios econômicos que podem surgir.
Segurança no Campo
A segurança no campo também será tema de debate. Com a presença de autoridades locais e especialistas em segurança rural, serão discutidas estratégias para prevenir e combater a violência no meio rural. “A segurança no campo é uma preocupação constante. Precisamos de políticas públicas eficazes e de ações concretas para proteger nossas famílias, propriedades e mulheres,” afirma a presidente da comissão feminina do Sindicato.
O evento tem programação atrativa, animada e ao final vai deixar a mulherada com a sensação de que “o tempo passou voando”, ou de que “o que é bom dura pouco”, “pena que acabou”. Expectativa é de pedir bis.