Onda de frio deixa 5 mortos na Argentina e congela paisagens do RS
Alรฉm do Sul do Brasil a onda de frio tem sido sentida fortemente no Uruguai e Argentina. Temperaturas negativas foram registradas ao longo da semana. A cidade de Gualeyguachรบ, na Argentina, que fica na provรญncia de Entre Rรญos, segundo o Metsul anotou recorde absoluto de mรญnima com -7,6ยบC na terรงa, batendo o recorde prรฉvio de -7,0ยบC (23/6/1945 e 14/6/1967). O paรญs registrou a quinta morte em julho em razรฃo do frio intenso. Todas as vรญtimas era moradores de rua.
Em contrapartida o frio e principalmente a chuva, no Brasil estรฃo sendo importantes para o controle dos incรชndios no Pantanal. Os focos perderam forรงa.
De acordo com dados de monitoramento por satรฉlite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Pantanal registrou 1 foco de calor na terรงa, 5 na segunda e nenhum no domingo. Somente nos primeiros quatro dias do mรชs, o bioma registrou mais de 400 focos. Os dados sรฃo do Metsul.
Show Rural de Inverno vai ter 42 expositores na sua 5ยช ediรงรฃo
Tribunal farรก auditoria em assistรชncia tรฉcnica e extensรฃo rural
FRIO CONGELANTE NO RS
No Rio Grande do Sul os dias tem sido congelantes. A paisagem tomada pelo gelo chama a atenรงรฃo. O Rio Grande do Sul voltou a registrar mรญnimas abaixo de zero nesta quarta-feira. Como era previsto, as menores temperatura se deram no Oeste do estado, onde o tempo se encontrava aberto e seco enquanto a maioria das regiรตes gaรบchas tinha nuvens ou chuva por um ciclone na costa. Veja a lista de temperaturas mรญnimas observadas hoje no Rio Grande do Sul em estaรงรตes meteorolรณgicas do Instituto Nacional de Meteorologia, da Secretaria da Agricultura e particulares (PWS): Quaraรญ: -2,7ยฐC Uruguaiana: -1,1ยฐC Sรฃo Borja: -0,4ยฐC
PARANร COM CHUVA NA LAVOURA
A chuva demorou mais chegou ao Norte e Noroeste do Estado. A instabilidade deve seguir atรฉ o fim de semana. Quinta-feira, com variaรงรตes nas condiรงรตes do tempo no Paranรก. O dia comeรงa com tempo menos instรกvel, mas o desenvolvimento de nova frente fria entre o Paraguai e sul do paรญs, altera estas condiรงรตes. Volta a chover ainda pela manhรฃ a partir do oeste, enquanto nas demais regiรตes paranaenses, isto ocorre ao longo do dia. Segue um pouco frio no Paranรก, sendo que ao norte/PR, espera-se maior amplitude tรฉrmica das temperaturas.
(Com Metsul)