Frente fria vai trazer chuva em estados do Centro-Sul do Brasil | RICARDO GIUSTI/PMPA METSUL

Frente fria traz chuva! Saiba as regiões que serão contempladas

Redação Sou Agro
Redação Sou Agro

Frente fria vai mudar o tempo em vários estados do Centro-Sul do Brasil com chuva e queda de temperatura neste fim de semana e no começo da semana que vem. Os efeitos do sistema frontal devem ser mais sentidos nos três estados do Sul e nas áreas mais perto da costa na Região Sudeste.

O sistema frontal será impulsionado por uma massa de ar frio que vai avançar neste fim de semana pela Argentina e o Uruguai. Diferentemente da incursão de ar frio do começo de julho, esta massa de ar terá trajetória marítima e vai estar associada a um centro de alta pressão que ficará sobre o Atlântico.

Produção recorde de carne bovina garante exportações

Produção de trigo deve alcançar 3,61 milhões de toneladas

Antes mesmo da chegada da frente fria, ainda sob domínio de ar mais quente, espera-se a ocorrência de instabilidade neste sábado e que tende a afetar diversas regiões do Rio Grande do Sul e poucos pontos de Santa Catarina e do Paraná.

Já pode chover na primeira metade do dia, ou seja, na manhã deste sábado em alguns locais do Rio Grande do Sul. Da tarde para a noite, especialmente à noite, espera-se que chova em mais pontos do território gaúcho, mas ainda assim as precipitações tendem a ser irregulares na distribuição.

No domingo, a frente fria começa a ingressar no Rio Grande do Sul e chove com queda de temperatura e mudança do vento para Sul. A queda da temperatura será maior na Metade Sul enquanto a instabilidade deve se concentrar mais do Centro para o Norte do estado.

Tal como no sábado, a chuva será irregular e mal distribuída com somente aumento de nebulosidade em vários municípios. No final do domingo, a chuva associada ao avanço da frente fria atinge várias regiões de Santa Catarina, ainda que seja irregular, e ainda pontos do estado do Paraná, sobretudo o Sudoeste do território paranaense.

Na segunda-feira, a frente fria se desloca pelo Sul do Brasil e traz chuva para os três estados da região. No Rio Grande do Sul, a probabilidade de chover é maior na Metade Norte, especialmente entre a madrugada e de manhã, apesar que ainda da tarde para a noite não se afaste instabilidade no Nordeste gaúcho, como na Serra.

Também na segunda-feira, a frente fria provoca chuva na maior parte de Santa Catarina e ainda em diversos pontos do Paraná. A atmosfera pode se instabilizar na segunda também no Sul do Mato Grosso do Sul e em pontos do Sul do estado de São Paulo.

Na terça-feira, o tempo melhora na maior parte do Sul do Brasil com o avanço do ar seco e frio de alta pressão atmosférica, mas em parte do dia ainda poderá chover em poucos locais de Santa Catarina e do Paraná. A instabilidade se concentra durante o dia sobre o Sul do Mato Grosso do Sul, o Sul e o Leste de São Paulo e ainda alcança do estado do Rio de Janeiro.

O QUE A FRENTE FRIA PODE TRAZER DE CHUVA

O sistema frontal que vai avançar pelo Sul e parte do Centro do Brasil com deslocamento mais pelo Leste pela trajetória marítima da massa de ar frio não deve ser intenso. Com isso, os acumulados de chuva não serão expressivos na grande maioria das cidades com baixos volumes no geral.

Os mapas abaixo mostram as projeções de chuva acumulada até terça-feira com base nas projeções dos modelos numéricos do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF), da Alemanha (Icon) e do Canadá (CMC).

Mapa: Metsul

 

Mapa: Metsul

 

Mapa: Metsul

Cenário parecido de distribuição de chuva é indicado pelo modelo de machine learning (inteligência artificial) ECMWF AIFS que aponta a chuva praticamente nas mesmas áreas dos demais modelos computacionais.

Mapa: Metsul

Assim, a tendência é que a chuva alcance mais pontos no Sul do Brasil enquanto a maior parte do Centro-Oeste e do Sudeste não deve ter precipitação, devendo chover mais no Sul do Mato Grosso do Sul, no Sul e no Leste de São Paulo, e em pontos do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Em Minas Gerais, não se afasta instabilidade em setores do Sul e do Leste mineiro, mas, em geral, quase todo o estado segue seco.

VAI TER TEMPORAL? Sempre que uma frente fria chega nesta época do ano, precedida por massa de ar quente, há preocupação que a virada do tempo se dê com tempo severo. Os dados que são analisados pela MetSul, entretanto, indicam baixo potencial de tempo severo. Qualquer ocorrência, se vier a acontecer, será bastante isolada com maior risco de queda de granizo localizada.

(Fonte: Metsul)

(Redação Sou Agro/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas