Confirmada abertura de mercado de camarões para a Austrália
O governo brasileiro recebeu com satisfação o anúncio, pelo governo da Austrália, da aprovação sanitária para que o Brasil exporte camarões e carne de camarões. Essa abertura contribuirá para o aumento do fluxo comercial entre os dois países, refletindo a confiança internacional no sistema de controle sanitário brasileiro.
Em fevereiro deste ano, a Austrália já havia aberto o mercado para a importação de pescados brasileiros. Nos cinco primeiros meses de 2024, as exportações de produtos agrícolas ao mercado australiano ultrapassaram US$ 111 milhões.
Brasil deve produzir 299,27 milhões de toneladas de grãos
Itaipu acompanha invasão, mas diz que demarcações não cabem à empresa
Com o anúncio desse novo produto, o Brasil alcança sua 78ª abertura de mercado em 2024, totalizando 156 aberturas em 53 países desde o início de 2023. Esse resultado é fruto da ação coordenada entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Outra confirmação veio da autoridade sanitária do Equador, da autorização para que o Brasil exporte óleos e gorduras, tanto de aves quanto de ruminantes, destinados à alimentação animal.
Etiópia
Para dialogar sobre a agenda de futuro da relação agropecuária bilateral com a África do Sul, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizou uma missão oficial ao país. Na segunda-feira (1º), na capital administrativa, Pretoria, foram realizadas reuniões sobre temas como cooperação técnica e científica, bioinsumos, agricultura digital, agregação de valor e intercâmbio de conhecimentos.
Durante a missão, foi realizada reunião com o corpo de representantes diplomáticos das Ilhas Maurício, para apresentar oportunidades de investimento no agronegócio brasileiro e exportações. Ainda, a delegação visitou o grupo empresarial LMP, destacando oportunidades de investimento no setor agroflorestal brasileiro. Também foi realizada, na Embaixada do Brasil, em Petrória, um encontro com representantes da empresa Seara, para dialogar sobre oportunidades relacionadas ao mercado de frango para produtores brasileiros.
O adido Agrícola brasileiro na África do Sul, Carlos Muller, destacou a importância dos avanços obtidos durante durante a missão, junto às autoridades e ao setor produtivo daquele país.
Já em Addis Ababa, capital da Etiópia, o secretário-Executivo Adjunto, Cleber Soares, em nome do ministro Carlos, Fávaro, retribuiu a visita feita pelo ministro da Agricultura da Etiópia ao Brasil, Girma Amente, realizada em abril. A delegação do Mapa foi recebida pelo vice-ministro da Agricultura da Etiópia, Eyasu Elias, onde foram discutidas pautas de interesse comum, com foco na cooperação técnica entre os países, com destaque para manejo de solos ácidos, e produção de fertilizantes.
(Com Mapa)