Em dois meses já são cinco filhotes de anta encontrados por moradores da área rural de Sorriso (MT). Mas tem mistério nessa história. Os bebês estão surgindo sozinhos e o enigma das autoridades do Meio Ambiente é entender o que tem acontecido com as mamães.
O último filhote foi localizado na segunda-feira (08). Especialistas já entendem como um alerta para vulnerabilidade da espécie. Até agora foram localizados três filhotes em }Sorriso e dois em Sinop. O entendimento é de que cinco filhotes em 60 dias não é comum. O último filhote, uma fêmea, nem havia sido alimentado quando foi encontrado. A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) foi acionada.
Isenção a carnes pode elevar alíquota geral em 0,53 ponto
Confira as datas de inscrições por categorias do Agrinho 2024
O filhote de anta-brasileira ou simplesmente anta (tapirus terrestres) foi encontrado, nas imediações da rodovia estadual (MT-242), próximo ao município de Nova Ubiratã (170 quilômetros de Sinop). Ele foi entregue por terceiros ao Corpo de Bombeiros em Sorriso. De acordo com o boletim de ocorrência, o animal foi avistado enquanto perambulava sozinho pela área.
Dado ao risco de atropelamento ou ataques, moradores recolheram o animal e o transportaram até a 10ª Companhia Independente dos Bombeiros Militares. Posteriormente, a guarnição em serviço entrou em contato com a veterinária credenciada pela secretaria estadual de Meio Ambiente, visando o encaminhamento a unidade especializada.
Especialistas destacam que os meses de período de seca coincide com a procriação desses animais. As antas são importantes para a biodiversidade. Ela espalha sementes e contribui para a disseminação das plantas.