FOTO: SENAR
ESPECIAIS

SENAR-PR credencia instrutores para cursos sobre mão de obra e NFP-e

FOTO: SENAR
Redação Sou Agro
Redação Sou Agro

Estão abertas até o dia 7 de junho as inscrições para o credenciamento de instrutores para dois novos cursos do SENAR-PR: “Emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural” e “Contratação correta e segura de mão de obra na propriedade rural”. As empresas interessadas em participar do processo devem ter experiência comprovada nas respectivas áreas. Todos os detalhes sobre como participar constam em edital, disponível no site do Sistema FAEP/SENAR-PR, na seção “Editais”.

O curso sobre NFP-e tem como principal objetivo capacitar produtores, trabalhadores e demais profissionais do setor agrícola à emissão da nota fiscal na versão digital. A carga horária do treinamento será de oito e terá entre os principais assuntos a serem tratados conceitos básicos sobre as notas fiscais, a legislação aplicada, aplicativos e ferramentas usadas no procedimento, entre outros temas.

Aquicultura será debatida em reunião

Iagro prorroga a atualização cadastral e declaração de rebanhos

Já a formação sobre contratação de mão de obra trata da capacitação de produtores e trabalhadores em seus empreendimentos rurais, geridos de forma profissional, para contratar mão de obra externa. A carga-horária também é de oito horas, com conteúdos como contrato e jornada de trabalho, férias, rescisão do contrato, contratação de autônomo, regime de economia familiar e outros relacionados.

O processo

As inscrições devem ser feitas a partir do preenchimento de um formulário de inscrição, que deve ser salvo em PDF antes de ser enviado ao SENAR-PR. O link para fazer upload do material consta na seção editais, do site do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Além da ficha, para se inscrever os interessados devem enviar seus currículos profissionais e documentos que comprovem a experiência técnica. Entre os materiais válidos estão certificados de aulas/palestras, carteira de trabalho, contratos de prestação de serviços, atestados ou declarações referentes a experiências relatadas, entre outros.

O SENAR-PR analisará os documentos enviados pelos candidatos e chamará os classificados para a fase da prova técnica. Quem for aprovado, terá a chance de ir à próxima etapa prova pedagógica (a distância). O próximo passo é a capacitação técnica presencial dos profissionais indicados pelas empresas aprovadas e no final uma avaliação presencial técnico-pedagógica com apresentação de aula demonstrativa.

Cursos que credenciam novos instrutores

– Emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural

– Contratação correta e segura de mão de obra na propriedade rural

Prazo de inscrições: 07/06/2024

Edital disponível em: www.sistemafaep.org.br/editais-senarpr

(Com FAEP)

(Redação Sou Agro/Sou Agro)