Mapa de anomalia de temperatura em 850 hPa (1500 metros de alttude) do modelo europeu indica temperatura muito acima do normal na baixa atmosfera do Sul do Brasil na tarde de sábado | METSUL A reprodução em parte dos conteúdos da MetSul é autorizada desde que citada a fonte e publicado o hyperlink para o original https://metsul.com/primeiro-fim-de-semana-do-inverno-tera-calor-no-sul-do-brasil/ .
Boletim Climático

Primeiro fim de semana do inverno poderá ter calor de 30ºC

FIM DE SEMANA SEM CHUVA NO PARANÁ
Redação Sou Agro
Redação Sou Agro

Uma massa de ar quente toma conta do Sul do Brasil neste sábado e traz calor nos três estados da região com temperatura à tarde muito acima do que é o normal para a época do ano. Haverá localidades com marcas ao redor e acima dos 30ºC.

Mapa de anomalia de temperatura em 850 hPa (1500 metros de alttude) do modelo europeu indica temperatura muito acima do normal na baixa atmosfera do Sul do Brasil na tarde de sábado | METSUL
A reprodução em parte dos conteúdos da MetSul é autorizada desde que citada a fonte e publicado o hyperlink para o original https://metsul.com/primeiro-fim-de-semana-do-inverno-tera-calor-no-sul-do-brasil/ .

O Mapa de anomalia de temperatura do modelo europeu indica temperatura muito acima do normal na baixa atmosfera do Sul do Brasil na tarde de sábado. A massa de ar quente vem atuando por um longo período no estado do Paraná. Ontem, a temperatura máxima chegou a 32,5ºC em Paranapoema e superou 30ºC em diversos outros municípios.

Produtores gaúchos gritam por socorro em protestos pelo estado

Vazio sanitário da soja inicia em algumas regiões

A temperatura superou os 30ºC no Paraná em todos os dias desta semana enquanto no Rio Grande do Sul o ar quente em altitude favoreceu, com a umidade, vários episódios de chuva volumosa com acumulados nesta semana em algumas cidades de 200 mm a 300 mm. Isoladamente, nos Campos de Cima da Serra, chegou a chover mais de 300 mm.

Neste sábado, entretanto, o ar mais quente vai avançar com maior intensidade sobre o Rio Grande do Sul e proporcionará a melhora do tempo em diversas regiões com vento Norte quente e seco, que pode soprar com rajadas em algumas localidades. Uma corrente de jato em baixos níveis, um corredor de vento a cerca de 1500 metros de altitude que se inicia na Bolívia e no Centro-Oeste, avança até o território gaúcho e traz o ar mais quente com vento do quadrante Norte. O ar muito quente toma o estado e garante um de sol com nuvens na maior parte do território gaúcho.

A temperatura dispara e a tarde será muito quente para esta época do ano com máximas até perto ou ao redor dos 30ºC no Oeste, nos vales e no Noroeste. Na segunda metade do dia, a atmosfera começa a se instabilizar no Oeste e, em especial, no Sul gaúcho com pancadas de chuva. Como a atmosfera estará aquecida, há risco de pancadas fortes isoladas com raios e mesmo o risco de alguns temporais localizados com vento e granizo. No domingo, embora o sol apareça com nuvens em parte do dia na Metade Norte, a nebulosidade aumenta e chove em grande parte do Rio Grande do Sul com o avanço de uma frente fria.

Na Metade Norte, o dia começa com tempo firme e depois chove. No Sul, o dia se inicia com chance de chuva e depois o tempo melhora. A massa de ar frio na retaguarda da frente com queda de temperatura. A massa de ar frio traz temperatura mais próxima do normal do inverno na segunda-feira e o Sul do estado sentirá mais os seus efeitos com vento do quadrante Sul moderado a forte com temperatura baixa durante grande parte do dia.

(Texto: Metsul)

 

(Redação Sou Agro/Sou Agro)