FOTO: Arquivo/Faep
MERCADO

Preço do frango se mantém estável, mas custo da alimentação aumenta

FOTO: Arquivo/Faep
Redação Sou Agro
Redação Sou Agro

Levantamentos do Cepea mostram que os preços médios do frango vivo estão praticamente estáveis nesta parcial de junho, ao passo que os do farelo de soja, importante insumo da avicultura de corte, estão em alta.

Por outro lado, as cotações do milho, outro insumo de alimentação da cadeia, registram baixa no período. Diante disso, pesquisas do Cepea apontam que o poder de compra do avicultor frente ao derivado de soja se mantém em queda pelo terceiro mês consecutivo, ao passo que, em relação ao milho, apresenta recuperação.

Porto de Paranaguá é a principal estrutura para exportações

Granizos do tamanho de ovos causam estragos no Rio Grande do Sul

Segundo pesquisadores do Cepea, após as cotações do frango vivo caírem com certa força em maio no mercado paulista, devido às fracas vendas e à oferta elevada de carne, o setor produtivo avícola reajustou o alojamento de animais em consoante com as demandas interna e externa.

SOJA

As cotações da soja caíram na última semana. Segundo pesquisadores do Cepea, a pressão vem sobretudo da maior oferta no mercado spot nacional, resultado do encerramento das atividades de campo da safra 2023/24 no Brasil e na Argentina.

Diante disso, conforme pesquisas do Cepea, parte dos sojicultores mostrou interesse em negociar maiores lotes da temporada atual, até mesmo para liberar espaço nos armazéns para a entrada da segunda safra de milho.

Além disso, a demanda externa pela soja brasileira diminuiu na última semana, influenciando também nas quedas dos prêmios de exportação e dos preços domésticos. Por outro lado, segundo pesquisadores do Cepea, a valorização do dólar frente ao Real limitou as baixas no Brasil.

(Com Cepea)

 

 

(Redação Sou Agro/Sou Agro)