Medianeira abre terceira semana de encontro de lideranças
Promovido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, a quarta edição do Encontro Regional de Líderes Rurais chegou à sua terceira semana. Nesta terça-feira (18), o evento foi realizado em Medianeira, no Oeste do Paraná, com a participação de 289 produtoras e produtores rurais, provenientes de 24 municípios. Em presença maciça, as mulheres corresponderam a 68% do público. A iniciativa faz parte do Programa de Sustentabilidade Sindical (PSS) e tem por objetivo fortalecer a coesão no campo e fomentar o surgimento de novas lideranças.
Até agora, sete municípios já receberam a “caravana” do Sistema FAEP/SENAR-PR. O Encontro Regional de Líderes Rurais ainda vai passar por outras quatro cidades: Pato Branco (19), Teixeira Soares (25), Castro (26) e Rio Negro (27). Ao fim desta quarta edição, o evento terá passado por 11 municípios, de diferentes regiões do Paraná.
Gaeco e Polícia desmantelam grupo criminoso que transportava drogas em caminhões frigoríficos
MT antecipa período proibitivo do uso do fogo no Pantanal
Anfitrião do dia, o presidente do Sindicato Rural de Medianeira, Ivonir Lodi, destacou as conquistas obtidas por meio do sistema sindical, que corresponde à atuação coordenada entre sindicatos rurais e o Sistema FAEP/SENAR-PR. Além disso, o líder rural enfatizou a importância da entidade em levar qualificação ao campo, contribuindo para o desenvolvimento do setor agropecuário paranaense – reconhecido como um dos mais eficientes do país.
“Sindicato, às vezes, é uma palavra pejorativa perante alguns órgãos. Mas eu tenho orgulho de pertencer a esse sistema. Com o fim da contribuição sindical, os sindicatos precisaram se adequar para sobreviver. Nós mostramos todos os serviços que prestamos ao município e sobrevivemos. Nós contamos com nossos associados. Tenho certeza de que quem vier fazer parte do nosso sistema vai ver o quanto fazemos pelo setor”, disse Lodi.
O prefeito de Medianeira, Antônio França, enalteceu a missão do produtor rural de produzir alimentos. Para cumprir esse propósito, o político apontou que é importante que o setor esteja articulado. “Vocês produzem a melhor energia do mundo. A energia que toca a máquina criada por Deus, que somos nós. Essa energia é o alimento que vocês produzem. Isso vocês conseguem na busca constante por inovação, com muita garra e determinação. É claro que é importante apoio e incentivo do poder público, que vocês conseguem a partir da organização. Por isso, esse evento é tão importante”, discursou o prefeito.
O presidente do Núcleo Regional dos Sindicatos Rurais do Oeste do Paraná (Nurespop) e do Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon, Edio Luiz Chapla, engrossou o coro, apontando a necessidade do fortalecimento do sistema sindicato, desde a base. Na avaliação dele, isso é imprescindível para que o setor agropecuário amplie sua representatividade e tenha suas demandas atendidas nos âmbitos municipal, estadual e federal.
“Temos o Nurespop e regionalizamos algumas questões, que levamos à FAEP para nos ajudar. Nós precisamos nos fortalecer. Precisamos tornar os sindicatos mais fortes. Precisamos tornar o Sistema FAEP/SENAR-PR mais forte, para que nós sejamos ouvidos e respeitados”, reforçou.
União
Ainda na abertura do evento, a diretoria do Sistema FAEP/SENAR-PR passou uma mensagem de união. Diretor secretário da entidade, Livaldo Gemin, discursou que as ações da entidade são sempre tomadas coletivamente e, em seguida, convidou os vice-presidentes presentes no encontro a subir ao palco. Complementando seu discurso, Gemin arrematou: “Nós crescemos muito e precisamos nos fortalecer cada vez mais. Para isso, precisamos estar juntos”.
Na sequência, o diretor financeiro do Sistema FAEP/SENAR-PR, Paulo Buso, exemplificou a força da mobilização no campo, a partir de números registrados nas edições anteriores do Encontro Regional de Líderes Rurais. Segundo o dirigente, nas três primeiras edições, houve a participação de mais de 3,5 mil pessoas, provenientes de 190 municípios. “Nós últimos três anos, estivemos em 17 municípios. Só neste ano, vamos passar por 11. Acredito que vamos superar os números anteriores. Só a partir do nosso fortalecimento como instituição é que vamos conseguir, juntos, enfrentar todas as dificuldades”, apontou.
O vice-presidente Ágide Eduardo Meneguette também conclamou os participantes a se unirem ao sistema sindical, ressaltando que a coesão amplia a força do setor. “O Sistema FAEP/SENAR-PR é a diferença. Não somos ninguém sozinhos, pois uma andorinha não faz verão. Mas nós, unidos, somos uma montanha. Mostramos aos governantes que nosso setor é um dos mais importantes do Brasil, senão o mais importante. Nós seguramos a economia, nós ajudamos nossos municípios não só com impostos, mas com formação de caráter e valores”, disse.
Francisco Nascimento, vice-presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, presidente do Sindicato Rural de Mandaguaçu e do Núcleo dos Sindicatos Rurais do Noroeste do Paraná (Nurespar), mencionou a aposta nas jovens lideranças e nas mulheres, como forma de fortalecer o sistema sindical. Além disso, o dirigente desafiou os participantes a trazerem novos produtores para o setor. “Nós precisamos nos unir. Vocês, que estão aqui, já participam do sindicato. Mas temos que trazer novas pessoas, fazer novos líderes. Esse é o intuito deste encontro”, concluiu.
Sindicato Protagonista
Após o discurso das autoridades, as produtoras e produtores rurais, já divididos em grupos, participaram de um jogo, que exemplificava de maneira lúdica como se dá a atuação dos sindicatos rurais e do Sistema FAEP/SENAR-PR. Por meio dessa proposta, os participantes puderam entender de forma prática como eles podem atuar em seus municípios, regiões e em nível estadual, fortalecendo o setor agropecuário.
Aproveitando o elo proporcionado pelo jogo, o evento apresentou os detalhes do Projeto Sindicato Protagonista, idealizado pela Comissão Estadual de Mulheres (CEMF), e que prevê um conjunto de ações para que as entidades sindicais possam atingir um nível de excelência no atendimento aos produtores rurais.
Eliane Colombari, Maria Beatriz Orso e Gladis Schneider, três das 16 coordenadoras estaduais da CEMF, detalharam a iniciativa: os sindicatos que aderem ao projeto recebem uma consultoria que desenvolve um planejamento estratégico para aquela entidade, que deve ser executado ao longo de 12 meses. Apenas sindicatos rurais que possuem uma comissão local de mulheres instalada e atuante podem participar do projeto. Das 85 entidades sindicais que contam com comissão de mulheres, 67 já aderiram ao Sindicato Protagonista. Na ocasião, o Sindicato Rural de Céu Azul recebeu a placa de adesão.
Cavaleiro das Américas
Por fim, iniciou-se o momento mais aguardado do encontro: a palestra proferida por Filipe Masetti, conhecido por “Cavaleiro das Américas”. Ele foi o mais jovem e o único brasileiro a cruzar a cavalo as três Américas – do Norte, Central e do Sul. Ele partiu do Canadá e cavalgou até a Argentina, em uma jornada de oito anos e que se estendeu por mais de 23 mil quilômetros. A aventura rendeu livros, documentários e está em vias de se tornar filme.
Em sua palestra, Massetti abordou a sua trajetória e, mais que isso, compartilhou as lições que aprendeu a partir da realização de seu sonho. Ele abordou conceitos de liderança, planejamento e persistência. “Se você não se tornar protagonista da sua vida, nunca vai escrever sua história”, ensinou.
Confira as fotos do evento no Flickr
(Com Sistema FAEP)