ESPECIAIS
Equipe técnica avalia a situação de solos impactados por enchentes
Duas visitas ocorreram nesta semana, para avaliar a situação dos solos impactados pelas enchentes do Vale do Caí. Equipes técnicas da Emater/RS-Ascar, Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) percorreram propriedades rurais de Bom Princípio e Feliz.
A intenção foi observar o cenário das áreas de produção agropecuária, efetuando coletas de amostras de solo para a análise em locais que tenha havido erosão e deposição de materiais trazidos pela água.
Porto de Antonina está mais competitivo para açúcar e fertilizantes
Empresas de calcário agrícola passam por fiscalização
“A ideia é avaliar as condições de pós-evento climático para buscar construir estratégias e planejamento para a reutilização destas áreas”, explicou o extensionista da Emater/RS-Ascar Carlos Lagemann, que salientou ainda o fato de muitos agricultores terem tido grande parte de seus espaços de produção destruídos pelas enchentes, havendo uma necessidade imediata de recomposição dessas estruturas para o retorno à atividade.
“E isso demanda conhecimento e orientação técnica adequada”, afirmou. As visitas também foram acompanhadas pelos extensionistas da Emater/RS-Ascar Marcelo Brandoli, Alexandre Matusiak e Mateus Monteavaro.
(Com EMATER/TCHÊ)