Fonte: reprodução redes sociais
Boletim Climático

Domingo começa com marcas congelantes e geada

Fonte: reprodução redes sociais
Sirlei Benetti
Sirlei Benetti

O domingo começou com frio intenso e geada forte na maioria do Rio Grande do Sul e em diversas cidades do estado de Santa Catarina sob o domínio de uma massa de ar polar. Um centro de alta pressão de 1.026 hPa vai estar no começo deste domingo entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina com tempo muito aberto, ar seco, vento calmo a fraco e elevada subsidência (movimento descendente do ar), o que favorecerá um significativo resfriamento.

Grande parte do estado gaúcho e muitas cidades catarinenses amanheceram neste domingo com marcas ao redor de 0ºC ou negativas. O frio será mais intenso em áreas de maior altitude, onde as marcas negativas foram generalizadas. Nos Aparados da Serra, as mínimas ficaram entre -2ºC e -5ºC.

Na Serra Gaúcha, mínimas entre -3ºC a 0ºC na maioria das localidades, mas com marcas até inferiores em baixadas e fundos de vales.

Veja alguns registros de geada nesta manhã de domingo no Rio Grande do Sul

geada geada geada geada

Em algumas baixadas do Planalto Sul Catarinense, nas áreas de São Joaquim, Urupema e Bom Jardim da Serra, as mínimas foram ainda menores que as dos Campos de Cima do Rio Grande do Sul. Nestas áreas, estações registraram valores tão baixos quanto -6ºC a -8ºC.

Mesmo na região tradicionalmente mais quente do Rio Grande do Sul, o Noroeste, o frio foi  muito intenso com marcas nas baixadas de -2ºC a 0ºC.

PARANÁ

O inverno já marca presença normalmente no Paraná, com temperaturas negativas em várias estações a partir do sul do Estado. General Carneiro, com -3,5 ºC às 07 horas, é o destaque com a mínima no Estado.

geada

No mapa, embora sem a identificação nominal das estações de superfície, é possível identificar o panorama do resfriamento no Estado, conforme a interpolação dos dados de temperatura mínima (ºC) desta manhã de domingo. Nota-se, que a partir do setor sul, região de General Carneiro e Palmas, onde temos as menores temperaturas, uma área com temperaturas negativas se projeta na região, inclusive até a região metropolitana de Curitiba, com a Lapa registrando -1,0 ºC. Curitiba registrou mínima de 1,7 ºC ás 08:00 horas.

Com Simepar e Metsul

(Sirlei Benetti/Sou Agro)