Após licitações desertas lideranças se unem para fortalecer Porto Seco

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

FOTO: IDR-PR

Uma reunião realizada na Acic tratou sobre o porto seco em Cascavel. Atualmente operado pelo IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), para se adequar à legislação vigente será necessária uma licitação para a sua operação. O Prefeito Leonaldo Paranhos diz que o espaço precisa ser ampliado e ter a estrutura melhorada por se tratar de um local de interesse público.

“Nós estamos no coração do Oeste do Paraná e Cascavel é o arranjo produtivo do alimento, da produção e da exportação. Então, não trabalhamos com a hipótese de não consolidar o Porto Seco, jamais a possibilidade de fechar. Existem problemas jurídicos de conflitos entre o IDR, a própria Ferroeste, e a Receita que trabalha nesse sentido de viabilizar. E a prefeitura entra nesse jogo, inclusive se necessário for, fazendo o investimento de infraestrutura”, enfatizou.

Catástrofe climática e desconforto térmico prejudicaram produção leiteira

Colheita de milho e comércio de soja influenciam em fretes

“Sim, nós estamos longe dos nossos portos de Paranaguá, então aqui nessa região, a mais de 700 quilômetros de Paranaguá, nós precisamos ter uma infraestrutura para facilitar a vida das nossas exportações e das nossas importações, desburocratizar isso com agilidade. Então, é de interesse público, é de interesse da nossa sociedade e a prefeitura está também nesse negócio.”

Para o presidente da Acic, Siro Canabarro, o Porto Seco é uma conquista que a própria entidade lutou, no passado, para que fosse efetivado.

“A Receita Federal mostrou em números que ele é totalmente viável e a gente está aqui à disposição para que esse projeto seja cada vez mais viável aqui na região. O Porto Seco foi uma grande conquista da nossa região e queremos que ele permaneça com as atividades aqui em Cascavel”, destacou.

(Com Secom/Cascavel)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Mais Notícias