ESPECIAIS

780 mil tainhas: uma pesca pra ninguém botar defeito!

Os pescadores artesanais de arrasto de praia do Litoral de Santa Catarina comemoram um marco significativo na safra da tainha deste ano, superando amplamente as capturas do ano anterior. Usando a tradicional técnica de arrasto de praia, eles conseguiram capturar mais de 780 mil tainhas, um número que não apenas reflete a abundância do pescado, mas também a eficiência e dedicação das comunidades pesqueiras. Na safra do ano passado foram 505.502 tainhas capturadas.

“Temos várias modalidades da pesca da tainha no Litoral e nós do Governo do Estado estamos acompanhando de perto todas elas e trabalhando nas ações possíveis para auxiliar os nossos pescadores. O arrasto de praia não possui cota e isso contribui para uma grande mobilização de famílias nos ranchos. Toda essa magia de puxar a rede e ver a tainha ser capturada faz parte de toda a questão cultural que envolve a pesca em Santa Catarina. A Secretaria da Pesca foi criada pelo nosso governador Jorginho Mello para fortalecer cada vez mais o setor”, reforçou o secretário de Estado da Aquicultura e Pesca, Tiago Bolan Frigo.

Deu a louca nos bichos: Animais silvestres são flagrados na cidade

Amendoim tem maior área plantada no Paraná em 12 anos

Estimativas levantadas pela plataforma Informações da Pesca (IDP), diretamente com os ranchos de pesca, apontam que desde o início da safra até o dia 12 de junho de 2024 a cidade de Florianópolis liderava a lista com o maior de número de tainhas capturadas, com um total de 339.960 peixes. Logo atrás aparece Bombinhas, com 282.324 tainhas capturadas e em terceiro lugar está Palhoça, com 39.393 tainhas. Ao todo são 1.326.363 quilos, o equivalente a 780.214 tainhas capturadas até quarta-feira, 12.

Estimativa realizada pela plataforma Informações da Pesca com base nas capturas feitas nos ranchos

“As coletas de dados das informações levantadas sobre as tainhas capturadas pelo Litoral catarinense são feitas com base nas informações repassadas pelos donos das embarcações e ranchos de pesca. A quantidade de peixes capturados é atualizada em uma tabela que mostra um panorama do estado. É um trabalho que traz uma estimativa da safra para auxiliar na contabilização desses dados”, informou o coordenador do IDP, Marcelo Alcioni da Silva.

A técnica de arrasto de praia envolve o uso de redes puxadas manualmente com o auxílio de pequenas embarcações, diretamente da praia. Um dos fatores que podem ter contribuído para o sucesso desta safra em Santa Catarina incluem as condições climáticas e principalmente a diminuição drástica da captura de Tainha dentro da Lagoa dos Patos (RS) neste ano. O impacto econômico do aumento na captura de tainha é significativo para as comunidades costeiras, que dependem da pesca como principal fonte de renda.

(Com Secom SC)

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Recent Posts

MPPR aciona Copel na Justiça por apagões e falhas no fornecimento de energia

Ação civil pública aponta aumento de interrupções no serviço, prejuízos à população e pede indenização…

novembro 3, 2026

Ventos fortes derrubam chiqueiro com porcos

As fortes chuvas e rajadas de vento que atingem o Oeste do Paraná provocaram prejuízos…

novembro 3, 2026

Produtor tem até 12 de novembro para pedir renegociação de dívidas

Os produtores rurais têm até o dia 12 de novembro para ingressar no programa de…

novembro 3, 2026

Cotações Agropecuárias: Feijão-preto tem maior cotação em dois anos

O mercado brasileiro de feijão encerrou outubro com valorização expressiva do feijão-preto, sustentada pela oferta…

novembro 3, 2026

Plantio de soja no Brasil alcança 53% da área prevista

O plantio da soja da safra 2026/27 no Brasil alcançou 53% da área prevista até…

novembro 3, 2026

Resíduos de defensivos e medicamentos ameaçam exportações do agro brasileiro

O endurecimento das exigências sanitárias nos principais mercados internacionais está aumentando os riscos para as…

novembro 3, 2026

O site SOU AGRO utiliza cookies e outras tecnologias

Leia Mais