MEIO AMBIENTE
Sul do Brasil conta com 636 plantas de biogás
Um levantamento realizado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás) registrou 636 plantas de biogás cadastradas no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os dados foram divulgados pela instituição paranaense durante o 6º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, realizado em Chapecó, de 16 a 18 de abril, publicados no Panorama do Biogás no Brasil 2023. Em SC, a Epagri auxilia os agricultores familiares a implantarem biodigestores de baixo custo, saiba mais aqui.
O documento indica que o volume de produção de biogás nos três estados em 2023 é de 873 milhões de Nm³ – 53% de origem na agropecuária, 30% do saneamento e 17% da indústria. O Estado com maior número de unidades é o Paraná, com 426 plantas, seguido por Santa Catarina, com 126, e Rio Grande do Sul, com 84.
Queijo Colonial do Sudoeste vira Patrimônio Cultural do PR
Nas plantas cadastradas nos três estados do Sul, a energia elétrica tem o maior uso, com 54% de toda a aplicação do biogás. Biometano é o segundo maior uso, com 25%. A agropecuária e saneamento utilizam o biogás principalmente para energia elétrica e a indústria utiliza o biogás principalmente para térmica e biometano.
Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano
A sexta edição Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano foi a maior de todas, com 771 pessoas inscritas, entre empreendedores, integrantes de organizações públicas e privadas, pesquisadores, técnicos e estudantes de 16 estados brasileiros e de mais 13 países.
A programação ocorreu no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó (SC), e incluiu palestras e debates, apresentações de cases, Espaço de Negócios, premiação aos Melhores do Biogás Brasil, Momento Startups de Biogás, além de eventos paralelos.
Durante o evento os participantes conheceram plantas de biogás e biometano instaladas nos municípios de Chapecó, Concórdia, Videira e Treze Tílias, todos em Santa Catarina. Em 2025 o evento retornará ao Rio Grande do Sul, Estado de sua origem. Por exemplo, puderam conhecer a Planta de Biogás da Granja Benelli, em Videira, que gera energia elétrica a partir de biogás de dejetos de suínos.
O Fórum é realizado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), de Foz do Iguaçu (PR), pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia (SC) e pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), de Caxias do Sul (RS). A organização é da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera). A pré-inscrição para o 7º Fórum já está disponível em Lote Zero, no site do evento.
Melhores do Biogás
O público do evento conheceu no dia 16 de abril os agraciados da terceira edição do Prêmio Melhores do Biogás Brasil. Mais de 5 mil votos foram contabilizados na escolha. A iniciativa busca distinguir o trabalho desenvolvido por pessoas e organizações que se dedicaram à cadeia do biogás ao longo de 2023 no Brasil. Conheça aqui os vencedores da terceira edição do Melhores do Biogás Brasil.