ESPECIAIS
Sistema FAEP/SENAR-PR recebe missão técnica da Faeg Jovem
O Sistema FAEP/SENAR-PR está recebendo entre os dias 6 e 10 de maio, uma missão técnica formada por 65 integrantes do programa Faeg Jovem, da Federação da Agricultura do Estado de Goiás. Ao longo desse período, o grupo vai fazer visitas técnicas a propriedades rurais do Paraná dedicadas a diferentes culturas e a um sindicato rural, além de conhecer em detalhes a atuação da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) e do SENAR-PR. A recepção à comitiva do Faeg Jovem ocorreu na sede do Sistema FAEP/SENAR-PR.
“Fico feliz de ver tantos jovens dispostos a defenderem o agronegócio e fico feliz de recebê-los para essa troca de informações. A participação da juventude é um caminho sem volta. Vocês são a bola da vez. O Paraná está sempre de portas abertas a Goiás, esse Estado amigo”, Ágide Eduardo Meneguette, vice-presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR
ABCCC auxilia na busca de cavalos perdidos nas enchentes
Paraná avança na cadeia do ovo
O programa Faeg Jovem tem 193 grupos, que ultrapassam 2,5 mil participantes. A missão técnica é parte de uma premiação promovida pela iniciativa. Ao longo da recepção, os jovens demonstravam ansiedade para conhecer o setor agropecuário paranaense. “Vamos aproveitar ao máximo esse roteiro de imersão que foi preparado. Vamos ter uma grande experiência”, disse Tatiana Pontes, representante da Faeg.
Para o presidente da Comissão Nacional Jovens Lideranças do Agro da CNA, Paulo Rogério Mindins de Souza, a intenção é que os integrantes da missão técnica atuem como multiplicadores. Ou seja, que transmitam a outros integrantes da Faeg Jovem o conhecimento adquirido ao longo da visita. “Nós precisamos ampliar a nossa representatividade e nossa liderança. É necessário estarmos na ponta, assumindo nosso papel”, disse Souza.
Imersão
O gerente do Departamento Sindical do Sistema FAEP/SENAR-PR, João Lázaro Pires, conduziu os jovens a uma imersão na entidade. Ele fez uma apresentação, esmiuçando como funciona o sistema de representatividade dos produtores das mais de 305 mil propriedades rurais paranaenses, passando pelos 162 sindicatos rurais e 117 extensões de base até chegar à Faep, que representa politicamente a categoria, em âmbito estatual. A conferência também contemplou as 10 comissões técnicas, a Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF) e ações de comunicação, como a revista Boletim Informativo e as redes sociais da casa.
“A nossa missão é fazer a representatividade política dos produtores e levar conhecimento ao campo, por meio dos cursos do SENAR-PR”, sintetizou Pires.
Os jovens também assistiram a uma palestra sobre a economia rural do Paraná. Conduzida pelo coordenador do Departamento Técnico e Econômico, Jefrey Albers, a apresentação forneceu um raio-x do setor agropecuário estadual. O Estado é líder na produção de frango, tilápia e produtos florestais; segundo lugar em milho, suínos, leite e soja; quinto lugar na produção de cana-de-açúcar; e nono em carne bovina. Tudo isso gera R$ 192 bilhões em Valor Bruto de Produção (VBP).
Apesar de pujante, a agropecuária paranaense ocupa uma área pequena, em termos relativos. A área do Paraná corresponde a 2,3% do território nacional. Das 305 mil propriedades rurais no Paraná, 85% têm menos de 50 hectares. “Não somos uma grandeza territorial, mas somos uma grandeza produtiva”, pontuou Albers. Tudo isso, graças à produtividade e a modernas técnicas de produção.
Além disso, a diretora técnica do Sistema FAEP/ENAR-PR, Débora Grimm, apresentou as ações de capacitação voltadas aos produtores rurais do Paraná. Hoje, o SENAR-PR dispõe de um catálogo de mais de 250 cursos, com ênfase em todas as atividades agropecuárias desenvolvidas no Estado. Além disso, há títulos ofertados na área de promoção social.
Viagem
Durante a semana, a comitiva do Faeg Jovem viaja a Guarapuava, na região Centro-Sul do Paraná. Lá, os integrantes da missão técnica vão conhecer o sindicato rural local, considerado um dos bons exemplos do Estado. No município, o grupo também vai visitar a Fazenda Capão Redondo, uma propriedade modelo que atua em sistema de Integração Lavoura Pecuária (ILP) e que acolhe pesquisas científicas. O roteiro também contempla visitas à propriedade Erva Mate Giotti e à Cooperativa Agrária, entre outros locais.
Veja as fotos da visita técnica dos integrantes do Programa Jovem Faeg
(Com Imprensa/FAEP/SENAR)