AGRONEGÓCIO
Sistema CNA/Senar promove ação para reconstruir o agro no Rio Grande do Sul
O Sistema CNA/Senar vai promover uma ampla ação para reconstruir e recuperar a agropecuária no Rio Grande do Sul, afetada pela tragédia das enchentes, e para que os produtores rurais voltem a produzir alimentos.
A iniciativa denominada SuperAção Agro Rio Grande do Sul vai mobilizar as Federações de Agricultura e Pecuária nos Estados, contará com recursos financeiros de R$ 100 milhões e incluirá profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de outras regiões do país.
Produtores participam de programa de liderança internacional
2º maior produtor nacional, PR se destaca pela qualidade do mel
Cerca de 300 técnicos de campo e instrutores do Senar de outros Estados, com expertise no atendimento de campo, capacidade e conhecimento das mais diversas cadeias produtivas, atuarão diretamente no Rio Grande do Sul realizando o diagnóstico da situação, no restabelecimento das propriedades e no apoio à volta da atividade produtiva.
“Montamos um Comitê Central para orientar a realização dos trabalhos na ponta. Precisamos ajudar os produtores rurais. Temos conhecimento técnico e experiência de atuação em outras situações de catástrofes. Vamos fazer a coisa acontecer. Não podemos deixar os produtores, não podemos deixar o Estado passar por mais sofrimento ainda, além de tudo que já estão enfrentando”, afirmou o presidente da CNA, João Martins.
A comitiva nacional irá se somar à equipe de técnicos e profissionais do Senar-RS e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) que já estão atuando no atendimento aos produtores rurais.
A tragédia no Rio Grande do Sul atingiu diversas culturas com perdas que afetaram pequenas, médias e grandes produções. A equipe do Senar vai ajudar os produtores em todos os estágios das necessidades produtivas, que vão desde o inventário das perdas, manutenção de maquinários, Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), entre outras.
“Estaremos no Rio Grande do Sul com maior abrangência, desenvolvendo um plano de ação por propriedade. O Sistema CNA/Senar tem expertise e conhecimento porque já atuou para ajudar produtores afetados por tragédias a voltarem a produzir e escoarem os alimentos, como ocorreu no projeto SuperAção Brumadinho. Na época, uma série de ações foram realizadas para a população rural impactada pelo rompimento de uma barragem na região”, afirmou o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara.
As regiões que receberão os atendimentos no Sul estão sendo mapeadas. A assistência do Senar não se limitará àqueles produtores que hoje recebem algum tipo de atendimento da entidade. O objetivo é atuar em regiões específicas com grupos que tenham tido produções de alimentos afetadas em todos os níveis.
“Estamos recebendo a solidariedade de todo o Brasil e não seria diferente com os produtores rurais, por meio da sua Confederação, com o presidente da CNA e com o Senar levando essa ajuda ao produtor rural”, afirmou Gedeão Pereira, presidente da Farsul.
O presidente da CNA, João Martins, já havia anunciado, no início da tragédia, uma doação do Sistema de R$ 2 milhões para o Estado.