Boletim Climático
Rios transbordam e enchentes atingem também Santa Catarina
Santa Catarina também passou a enfrentar enchentes como consequência de chuva excessiva neste mês de maio em áreas mais ao Sul do Brasil, com a instabilidade que não abandona a região devido ao bloqueio atmosférico com a massa de ar seco e quente que persiste há semanas no Centro do Brasil.
A situação é mais grave no momento no Nordeste do estado de Santa Catarina, onde vários rios subiram acentuadamente e alguns transbordaram, causando inundações e alagamentos.
O risco geológico também é alto com possibilidade de deslizamentos de terra. Na madrugada deste domingo, o nível do rio Itajaí-Açu ainda subia em Rio do Sul e se aproximava da marca de 9 metros, atingindo cotas de emergência.
- Conheça as orientações aos produtores atingidos por enchentes
- Inimaginável: Com catástrofe climática RS terá 4 cidades temporárias
Várias ruas do município foram tomadas pelas águas na primeira enchente de 2024. O município ainda não divulgou o número de pessoas desabrigadas e desalojadas, mas há seis abrigos acolhendo pessoas fora de casa. Os bairros mais atingidos até o momento são Santa Rita, Canoas, Bela Aliança e Taboão.
Também a cidade de Brusque sofre com a enchente após o Rio Itajaí-Mirim ter saído da calha. O rio estava perto de 7 metros na cidade na madrugada de hoje com tendência de elevação.
As chuvas também castigaram Presidente Getúlio, que segue em alerta para inundação gradual. Lontras e Ituporanga estavam com o rio em cota de emergência e subindo. A chuva desde o final da semana passada ficou entre 100 mm e 150 mm em diversas cidades do Leste catarinense, incluindo a cidade de Florianópolis, que registrou quedas de árvores e alagamentos.
O tempo segue instável com chuva e garoa neste domingo nas áreas sob enchentes em Santa Catarina por efeito de uma área de baixa pressão, indica a previsão da MetSul.
Haverá uma melhora do tempo nesta segunda e o sol deve aparecer até quinta-feira, inclusive com calor e abafamento no meio da semana, logo os picos de cheia ocorrem no curtíssimo prazo e a tendência é de recuo das águas durante a semana.
Na sexta, uma frente fria traz chuva para o Nordeste catarinense e esfria muito no próximo fim de semana.
Com Metsul